A partir do próximo dia 18, o México vai passar a exigir o visto físico para cidadãos brasileiros que desejam entrar no país. A informação foi confirmada pela embaixada em Brasília nesta quarta-feira 3.
A decisão representa a segunda mudança nas autorizações de viagem para o país da América Central em oito meses. Antes, bastava apresentar o passaporte; em dezembro do ano passado, implantou-se o sistema de visto eletrônico emitido pelo Instituto Nacional de Migração, agora trocado pelo documento físico. Antes de viajar (depois do dia 18), os brasileiros precisarão agendar um horário e ir até a embaixada conseguir a autorização.
Por trás das mudanças no México está, principalmente, uma pressão exercida pelos Estados Unidos, que vivem uma crise migratória na fronteira sul — pela qual cada vez mais brasileiros tentam entrar de forma irregular.
Segundo os dados da Polícia Federal, 2.423 mil brasileiros foram deportados dos Estados Unidos nos sete primeiros meses deste ano. O número já é muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 2.447 pessoas foram trazidas de volta ao Brasil. Comparando-se a média mensal entre 2021 e 2022, houve crescimento de quase 70% das deportações.