Revista Oeste - Eleições 2022

México volta a exigir visto físico para brasileiros entrarem no país

Por trás das mudanças está, principalmente, uma pressão exercida pelos Estados Unidos, que vivem uma crise migratória
-Publicidade-
A decisão representa a segunda mudança nas autorizações de viagem para o país da América Central
A decisão representa a segunda mudança nas autorizações de viagem para o país da América Central | Foto: Divulgação/Pixabay

A partir do próximo dia 18, o México vai passar a exigir o visto físico para cidadãos brasileiros que desejam entrar no país. A informação foi confirmada pela embaixada em Brasília nesta quarta-feira 3.

A decisão representa a segunda mudança nas autorizações de viagem para o país da América Central em oito meses. Antes, bastava apresentar o passaporte; em dezembro do ano passado, implantou-se o sistema de visto eletrônico emitido pelo Instituto Nacional de Migração, agora trocado pelo documento físico. Antes de viajar (depois do dia 18), os brasileiros precisarão agendar um horário e ir até a embaixada conseguir a autorização.

Por trás das mudanças no México está, principalmente, uma pressão exercida pelos Estados Unidos, que vivem uma crise migratória na fronteira sul — pela qual cada vez mais brasileiros tentam entrar de forma irregular.

-Publicidade-

Segundo os dados da Polícia Federal, 2.423 mil brasileiros foram deportados dos Estados Unidos nos sete primeiros meses deste ano. O número já é muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 2.447 pessoas foram trazidas de volta ao Brasil. Comparando-se a média mensal entre 2021 e 2022, houve crescimento de quase 70% das deportações.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.