Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo, nomeou neste sábado 24, o militante do movimento negro e ex-interno da Febem Cláudio Aparecido da Silva, como novo ouvidor das Polícias de São Paulo. Ele já foi candidato a deputado estadual pelo PT e trabalhou durante a administração de Fernando Haddad na prefeitura paulistana.
Claudinho, como é conhecido, será o responsável por analisar as denúncias contra os agentes da força de segurança pública e cobrar soluções junto aos órgãos responsáveis, como corregedorias das polícias e Ministério Público.
O novo ouvidor é professor de educação física e militante dos movimentos negro e de hip hop. Foi coordenador do SOS Racismo da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) entre 2019 e 2021.
À Rede TVT, Claudinho disse que a Ouvidoria das Polícias é “uma conquista do movimento social” destinada a fazer o controle externo da atividade policial, “mas é um controle externo que não necessariamente vem para atacar ou enfrentar essas forças de segurança pública”.
Atuou como coordenador, entre 2015 e 2016, no setor de Políticas para Juventude da Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, durante a gestão de Fernando Haddad (PT).
Aos 11 anos Cláudio foi internado na extinta Fundação do Bem-Estar do Menor (FEBEM) após desacatar um policial que o repreendeu por pedir esmolas. Ele ficou seis meses na instituição.
O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Humana (Condepe), Dimitri Sales, acredita que Cláudio “exercerá um mandato comprometido com a defesa da autonomia da Ouvidoria e permanente diálogo com os movimentos sociais.”
A nomeação do militante ocorreu na mesma semana que o Condepe entrou com uma ação contra o atual governador no Ministério Público pela demora de nomear um novo ouvidor.
A disputa para o cargo ocorreu em julho de 2022 e, Garcia não nomeou o substituto de Elizeu Lopes – que foi muito criticado pelos movimentos em defesa dos “direitos humanos”.
Relacionadas
Não há dúvidas. Essa foto vale por bem mais de mil palavras.
Aff…
Primeira pisadinha de bola, que deve ser breve, leva um pé na bunda.
Pô, o que esse Garcia continua fazendo com as canetadas? Fique na sua, cara. Chega de querer dar um final feliz à sua presença insignificante no governo como vice de um ex-governador pateticamente ridículo. Vai colocar o pijama e cuidar do Poodle. Não se mete na Ouvidoria da PM que é um procedimento delicado e vc não tem mais nada a ver com o governo. Hasta la vista, sonso.
E JÁ PASSOU PELA FEBEM, A ATUAL FUNDAÇÃO CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA.
Tá de brincadeira, Rodrigo Garcia? Vai cagar na saída?
Vou lembrar disso quando você disputar alguma eleição futura.
PT = PSDB.
Sim chegamos ao ponto que os bandidos fiscalizam a polícia, o bandido julga o juiz e o bandido se torna o presidente de um país!
Parece que o tal de Garcia, depois de apoiar o Tarcisio no segundo turno, vendo que o L foi escolhido para ser presidente resolveu fazer esse agradinho para não ficar muito mal com a extrema esquerda.
Que foto mais teratológica, digna de se colocar num painel de procurados de uma delegacia de polícia qualquer. No entanto, um desses aí será ouvidor da polícia de São Paulo… meu Deus do céu! Onde está o famoso e eficiente Tarcísio de Freitas? Está começando bem o seu governo, hein meu chapa! Está ficando pior que a encomenda.
Flagelos de gente
Flagelos do PT
A bandidagem está querendo dominar tudo! A quadrilha já está com a mão no governo Federal e eles querem colocar seus COMPARSAS nos demais estados. Retrocesso. Eu quero a volta do Pau-de-arara pra vagabundo!!!! Nada de Audiência de custódia!!