Os militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que prestaram depoimento à Polícia Federal no domingo 23 citaram “risco de vida” para justificar a ação dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Ontem a PF ouviu nove servidores que estavam no palácio e apareceram nas imagens no dia dos atos de vandalismo.
Um dos militares afirmou à PF que usou técnicas de gerenciamento de crise ao oferecer água aos manifestantes. Ele aparece nas imagens levando garrafas de água aos invasores.
Os agentes ainda ouviram dos militares argumentações como a de que o alto número de manifestantes diante do baixo efetivo do GSI impossibilitou mais ações.
Ainda conforme os depoimentos, divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, os militares tentaram combater os vândalos começando dos andares superiores, empurrando para baixo.
As oitivas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e fazem parte do inquérito que investiga as ações no dia 8 de janeiro.
Na sexta-feira 21, o ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à PF. O general aparece nas imagens do 8 de janeiro circulando entre os invasores dentro do Planalto. Ele pediu demissão na quarta-feira 19, depois que as imagens vieram à tona.
Conforme o general, houve “um apagão geral no sistema, pela falta de informações para a tomada de decisões” sobre os episódios. Dias também negou ter recebido informações de maneira antecipada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O ex-chefe do GSI foi interpelado sobre o motivo de não ter efetuado as prisões dos invasores. O general declarou que “estava fazendo um gerenciamento de crise e essas pessoas seriam presas pelos agentes de segurança no 2° piso tão logo descessem, pois era o protocolo; que não tinha condições materiais de sozinho efetuar prisão”.
Leia também: “O que aconteceu no 8 de janeiro?”, reportagem publicada na edição 161 da Revista Oeste
Eu vi as imagens liberadas pela CNN na íntegra. Tanto os oficiais como o próprio general, além de oferecerem água e franquearem a passagem para os falsos-patriotas, chegam a irem lá fora pra chamar/buscar mais gente. As imagens são claras.
8 de janeiro, 1 semana de ano novo, vida nova.
Com isto esses valorosos “defensores” das coisas pátreas iniciam uma nova vida: de ter medinho de idosos, crianças, de pessoas com a bandeira nacional.
Oh, assustam-se até com saci de perna cruzada.
Quanto horror passaram esses coitados.
Realmente, parece que estavam correndo um enorme risco de vida. O que uma bandeirada não faz na cabeça, nao é? Esses militares são treinados pra guerra? E se o perigo era tão grande, o que o Ministro estava fazendo lá? O cinegrafista também fez as filmagens porque estava se cagando de medo?
Mentiras por cima de mentiras .Agem como fôssemos idiotas.
São necessárias muitas mentira para sustentar uma mentira maior. Acontece que isso é como uma fileira de peças de dominó: basta que se derrube uma para que todo o resto caia. Nesse caso, não apenas as mentiras caem por terra, mas pessoas desabem junto com elas. E essas pessoas tem nomes: Flávio Dino e Lula são apenas os mais conhecidos. Talvez o que ajude o primeiro é que é duro derrubar quem tem muitas arrobas de peso… Mas, mesmo ele, cairá uma hora.
Que ridículo! Ainda bem que vocês da Oeste existem , pois com essa narrativa torpe e mentirosa vão fazer vários programas na Globo colocando esses militares como os supra sumo da inteligência nacional para deter os manifestantes.
Contra perigosos manifestantes, idosos, mulheres, homens, crianças e totalmente desarmados e GSI teve medo kkkkkkkkkkkkkkk……
Conta outra José Dirceu
VOCÊS QUERIAM QUE ESSES CÚMPLICES DIGAM QUE AGIU À MANDO DO MINISTRO DA JUSTIÇA FLAVIO DINO? CLARO QUE NÃO VÃO DIZER E JÁ ESTÃO SENDO ORIENTADOS PELOBADVOGADO QUE ANDA DE BERMUDA E CHINELO NO STF,VOCÊS SABEM QUEM É.
AS IMAGENS JÁ ESTÃO SENDO EDITADAS E SERÃO ENTREGUE AS MIDIAS,QUE RECEBERÃO DINHEIRO,PARA DIVULGA-LAS.
Vai enganar sim, quem quer ser enganado. Esse é o perigo e a narrativa me engana que eu gosto, por exemplo do STF.
+Tá bom que essa conversinha mole vai enganar alguém. Virem homens seus pilantras, vergonha do País.
Os militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que prestaram depoimento à Polícia Federal no domingo 23, citaram “risco de vida”…
Comentário: Vocês são soldados ou são um bando de bonecas mal amadas? Por isso que eu sempre digo por aqui: Tem que mandar pelo menos um pelotão desses trastes lá para a Ucrânia para eles aprenderem a ser homens. Que vergonha!
Me engana que eu gosto!