O Ministério da Saúde encaminhou a Cuba uma carga de medicamentos para ajudar o país a enfrentar a crise de abastecimento de remédios. A solicitação foi atendida pelo governo brasileiro depois de um pedido que partiu da ditadura cubana.
Segundo dados fornecidos via Lei de Acesso à Informação, 11,8 mil ampolas de antibiótico doxiciclina foram enviadas em março deste ano. Agora, o Brasil prepara nova doação de cerca de 100 mil comprimidos do medicamento tenofovir alafenamida, um antiviral indicado para hepatite B. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Os medicamentos encaminhados ao país em março faziam parte de um lote que tinha prazo de validade até o fim deste mês.
“Informo que aquele ministério confirmou disponibilidade para atender à solicitação do governo cubano, sem comprometer o abastecimento nacional”, informou o Itamaraty em telegrama para a Embaixada do Brasil em Havana.
O Ministério da Saúde informou que o governo brasileiro faz doações de medicamentos, imunizantes e outros insumos de saúde a diversos países no âmbito da cooperação humanitária internacional, sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
Ainda conforme a pasta, as doações são realizadas depois de análise técnica que “assegure não afetar o abastecimento nacional” no âmbito do Sistema Único de Saúde.
O governo brasileiro informou que neste ano foram feitas doações para diversos outros países: Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Paraguai, Sri Lanka, Suriname e Trinidad e Tobago.
Lula se reúne com ditador de Cuba
Poucas semanas depois de receber no Brasil o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente Lula se reuniu com o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel. O encontro foi no hotel Intercontinental Le Grand, em Paris, na quinta-feira 22.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, fontes que acompanharam o encontro disseram que Lula e Díaz-Canel conversaram sobre a dívida bilionária que Cuba tem com o Brasil, e o presidente brasileiro teria dito que vai revisar o valor devido.
A partir de 2009, nos governos Lula e Dilma, o Brasil liberou mais de R$ 600 milhões de financiamento para Cuba construir obras de infraestrutura, como o Porto Mariel, em Havana. Mas a ditadura de Cuba pagou apenas parte ínfima do empréstimo.
Venezuela e Moçambique também deram calote no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o montante passa de US$ 1,2 bilhão.
Na reaproximação, os dois países nomearam embaixadores para elevar a representação diplomática em Havana e Brasília.
Díaz-Canel fez uma publicação no Twitter sobre o “encontro fraterno” com Lula. “Trocamos informações sobre os vínculos históricos entre nossos povos e países e o potencial para aumentar a cooperação em áreas de interesse mútuo. Temos grande concordância sobre questões atuais da agenda internacional”, afirmou o ditador.
O lula e a sua corja acham que são os proprietários do país e do dinheiro dos cofres públicos do Brasil e fazem o que bem entendem, enviando graciosamente remédios para países de ditadores sanguinários, ladroes e corruptos como são os de Cuba ??
Alô congresso e senado, tirem os seus traseiros das confortáveis poltronas dos seus gabinetes, façam jus aos seus salários e penduricalhos milionários, e comecem a agir e brecar com energia, o deboche que esses canalhas estão fazendo com o Brasil, antes que a população perceba que não podem contar com os meios democráticos de direito (congresso e senado) para conter essa avacalhação e descaso desse desgoverno canalha,e resolva ela mesma solucionar esses desmandos humilhantes que todos os brasileiros honestos estão sentindo na carne, diariamente, desse desgoverno cinico e traidor.
Basta de canalhice desses velhacos ladroes e corruptos, que a cada dia que passa, estão levando o Brasil para a lama da desordem e da miséria, como agora está a nossa vizinha Argentina, vindo através do bandido esquerdista Alberto Fernández com o chapéu na mão, pedindo ao nine rato, doar dinheiro brasileiro para saciar a fome e miséria da população da Argentina.
Será que é isso que nós brasileiros, queremos para o nosso país, com esse desgoverno nos levando para a miséria máxima de um ser humano ??
Basta senhores do congresso e do senado, tomem a frente e tirem o nosso país do caminho do caos e da destruição !!
Aguardamos as suas providências !!
Remédio tem prazo de validade. Compraram acima das necessidades para fazer doação premeditada ou para justificar compras emergenciais sem licitação? E porque doar para Cuba, que já nos deve bom dinheiro? Seria mais inteligente abater dos custos dos médicos sem validação de diploma cubanos.
Ditadores se apoiam mutuamente.
É de uma tristeza profunda o que este comunista faz com os brasileiros.