O Ministério da Saúde perdeu 1,2 milhão de testes para detecção da covid-19 em março. Os produtos, que estavam no estoque da pasta, venceram neste mês. Eles foram avaliados em quase R$ 43 milhões.
Os testes são do tipo RT-PCR e também servem para o diagnóstico do vírus sincicial respiratório e da influenza A e B. Parte dos lotes perdeu a validade em 9 de março, enquanto o resto venceu no dia 13.
A equipe da ministra Nísia Trindade culpa a gestão anterior pelo acúmulo de exames com validade curta. O ministério afirmou ainda que não teve acesso a dados sobre os estoques durante a transição de governo.
“Ao assumir, a atual gestão da pasta deparou com os quantitativos em estoque sem tempo hábil para distribuição e uso, ou sem demanda nos Estados”, informou o ministério, em nota.
O ex-ministro Marcelo Queiroga disse que “todos os dados foram passados para a equipe de transição”. “Eles sabem disso, inclusive foi assinado termo de confidencialidade.”
Vacinas também venceram na gestão Lula
A nova gestão do Ministério da Saúde também deixou vencer 27 milhões de vacinas contra a covid-19 no início de março. A pasta também culpou a gestão anterior no ministério, informando que “não houve tempo hábil para distribuição e uso”.
Desde 2021, quase 40 milhões de doses foram descartadas. O prejuízo aos cofres públicos é calculado em cerca de R$ 2 bilhões.
Ainda conforme o ministério, nos próximos 90 dias, mais 5 milhões de doses vão vencer e outros 15 milhões de vacinas terão o prazo de validade expirado dentro de seis meses.
“O Ministério da Saúde buscou uma solução pactuada com o conselho de secretários estaduais e municipais de Saúde, para um esforço conjunto, para evitar novos desperdícios”, afirmou a pasta. “Outras ações também estão sendo pactuadas dentro do Movimento Nacional pela Vacinação.”
De acordo com a nota do ministério, em 2021 quase 2 milhões de doses venceram, devido ao prazo. Já no ano passado, esse número chegou a 9,9 milhões de vacinas contra a covid-19.
É muita incompetência.
Vão colocar a culpa no Governo Anterior.
Vão colocar?? Vc não leu a reportagem?? JA COLOCARAM.
Mais dinheiro do povo trabalhador indo pro lixo.
Estao ha 3 meses la e nao tiveram tempo de distribuir. Essa mulher e mais uma lacradora incompetente q arrumou uma boquinha nesse desgoverno
Essa ministra é a mesma que ia inundar o país com as vacinas da Fiocruz que até hoje não ficaram prontas. Ele para dar entrevistas e fazer promessas é ótima, mas fazer na prática não contem com ela.
O plano é o seguinte: deixar vencer a maioria dos insumos e comprar mais uma vez, justificando um eventual sobrepreço ou superfaturamento. É questão de lógica. De quebra, você culpa os outros pelo ‘erro’.
Eu gostaria de perguntar à gazela saltitante se vai ter CPI para investigar isso
GAZELA SALTITANTE, NÃO !! VIA ADO ,MESMO !!!!
Gestão incompetente. Alckmin pode ir aquecendo já.
Com uma equipe transição com mais de mil pessoas e 90 dias depois, eles vêm com essa de que não deu tempo.
Lula é Genocida?
Gestão esquerdalha……
A culpa é sempre do Bolsonaro,kkkkk.Se falta vacina ou testes,a culpa é do Bolsonaro.Se deixa estoque suficiente e deixam vencer por falta de gestão,a culpa também é do Bolsonaro.Por quatro anos,vamos ouvir muito mimimi,só que não cola mais!
A culpa é sempre do Bolsonaro,kkkkk.Se falta vacina ou testes,a culpa é do Bolsonaro.Se deixa estoque suficiente e deixam vencer por falta de gestão,a culpa também é do Bolsonaro.Por quatro anos,vamos ouvir muito mimimi,só que não cola mais.PT,partido das trevas!
Nossa que capacidade desse governo em jogar dinheiro no lixo e a população que se F ..a
A culpa é sempre do governo anterior. Nunca assumem a incompetência e burrice do atual governo.
Kkk… Essas pessoas que menstruam ou não desse desgoverno estão ficando sem graça em aplicar o mesmo golpe de culpar o Bolsonaro. Já não têm coragem nem para citar o nome do Mito e falam genericamente em “governo anterior”. Parece que a imensa equipe de transição decretou sigilo para o próprio desgoverno.