O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira, 26, que o governo federal tomou todas as medidas possíveis no combate à covid-19 e que o Brasil vive um processo de desabilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As declarações ocorreram durante uma palestra na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
De acordo com Queiroga, em 2019 o Brasil tinha 22,4 mil leitos de UTI habilitados. Durante a crise sanitária, o governo ampliou em mais 21,7 mil leitos. O ministro quer reduzir as unidades para a proporção recomendada pela Organização Mundial da Saúde, mas não informou qual seria a quantidade ideal. A medida vai economizar cerca de R$ 14 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde.
“Estamos reajustando o financiamento porque se eu quisesse manter esses 42 mil leitos habilitados isso impactaria cerca de R$ 14 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde para 2022”, afirmou Queiroga.