O Ministério do Turismo, em parceria com a pasta da Economia, lançou um guia para a retomada econômica do setor no Brasil. A apresentação ocorreu na terça-feira 23.
Seu título é Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências. Por meio da publicação, o Ministério do Turismo apresenta 20 iniciativas estratégicas para o setor.
“Esse documento deve se tornar uma referência para discussão no nosso setor, auxiliando gestores públicos e privados”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado. De acordo com Machado, o manual deve auxiliar “gestores públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo, na recuperação do nosso setor”.
A cadeia de atendimento aos turistas representava 10,4% do PIB mundial em 2019 — portanto, antes do surgimento da covid-19. No Brasil, a participação era de 7,7%. A cada 13 postos de trabalho, um é do setor. Portanto, ele está entre os que mais empregam no país. Desse modo, a atividade conta com 7,4 milhões de empregos em seus diversos segmentos e gera R$ 238,6 bilhões de receita.
Elaborado pela KPMG, o guia contou com a colaboração do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e do grupo G20+. Para sua execução, foram entrevistados 42 empresários e especialistas, além de pesquisas em todo o Brasil. Por fim, o documento ainda reúne exemplos de boas práticas ao redor do mundo.