Ministério do Turismo lança guia para retomada do setor

A cadeia de atendimento aos turistas representava 10% do PIB mundial em 2019, antes do surgimento da covid-19
-Publicidade-
Gilson Machado está à frente do Ministério do Turismo
Gilson Machado está à frente do Ministério do Turismo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério do Turismo, em parceria com a pasta da Economia, lançou um guia para a retomada econômica do setor no Brasil. A apresentação ocorreu na terça-feira 23.

Seu título é Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências. Por meio da publicação, o Ministério do Turismo apresenta 20 iniciativas estratégicas para o setor.

“Esse documento deve se tornar uma referência para discussão no nosso setor, auxiliando gestores públicos e privados”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado. De acordo com Machado, o manual deve auxiliar “gestores públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo, na recuperação do nosso setor”.

-Publicidade-

A cadeia de atendimento aos turistas representava 10,4% do PIB mundial em 2019 — portanto, antes do surgimento da covid-19. No Brasil, a participação era de 7,7%. A cada 13 postos de trabalho, um é do setor. Portanto, ele está entre os que mais empregam no país. Desse modo, a atividade conta com 7,4 milhões de empregos em seus diversos segmentos e gera R$ 238,6 bilhões de receita.

Elaborado pela KPMG, o guia contou com a colaboração do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e do grupo G20+. Para sua execução, foram entrevistados 42 empresários e especialistas, além de pesquisas em todo o Brasil. Por fim, o documento ainda reúne exemplos de boas práticas ao redor do mundo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.