O Ministério da Saúde vai distribuir ainda no mês de janeiro cerca de 28 milhões de testes rápidos de covid-19. Parte do carregamento será entregue nas próximas duas semanas.
O anúncio foi feito neste sábado, 8, pelo ministro Marcelo Queiroga em sua conta no Twitter.
“O Ministério da Saúde vai distribuir mais 28,2 milhões de testes rápidos de antígeno para detecção da covid-19 ainda em janeiro. Nas próximas duas semanas serão 13 milhões”, garantiu o chefe da pasta.
A entrega de testes é uma demanda do consórcio Conecta, que envolve prefeitos de todo o Brasil organizados para debater temas relacionados à vacina e à contenção da pandemia.
Em postagem na rede social, Queiroga disse que, desde setembro, foram distribuídos 31,6 milhões de testes rápidos para os Estados e municípios, e que “todos os pedidos estão sendo atendidos”.
Participação dos Estados no combate à covid-19
Na sexta-feira 7, ao comentar sobre a distribuição de testes e possibilidade de redução do tempo de quarentena, o ministro Marcelo Queiroga cobrou que os Estados e municípios empreguem parte dos orçamentos no combate ao crescimento dos casos de covid-19 no país, assim como para o aumento da disseminação do Influenza.
Queiroga afirmou que, com a distribuição de testes, a expectativa é que o governo tenha informações mais completas sobre os perigos relacionados à variante Ômicron.
“Vamos esperar mais três ou quatro semanas para se ter uma ideia mais definitiva com relação ao potencial de letalidade”, disse o ministro.
Mais um “consórcio Conecta” de prefeitos, claramente um Lobby.