Entre janeiro e outubro de 2024, o Maranhão recebeu 3,2 mil computadores do programa Computadores para Inclusão, do governo Lula, liderado pelo Ministério das Comunicações. O ministro é Juscelino Filho, anteriormente deputado federal eleito pelo Estado do Maranhão. O levantamento é do portal Metrópoles.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Esse número representa um aumento de 160% em comparação ao ano anterior, quando foram distribuídas 1,2 mil itens à mesma unidade federativa. Em 2022, o Estado havia recebido apenas 120 computadores.
O programa, criado em 2010, visa a promover a inclusão digital ao recuperar equipamentos descartados e destiná-los a instituições de ensino e organizações sociais.
De acordo com o órgão, as doações seguem critérios técnicos e priorizam Estados com menores taxas de inclusão digital. Ainda conforme a pasta, o Maranhão é o segundo mais afetado por essa defasagem.
Distribuição nacional de computadores no governo Lula
Até agora, o programa distribuiu 8,9 mil computadores em 2024. Do total, 34% foram para o Maranhão. O Pará, segundo maior beneficiado, recebeu 1,3 mil doações. Em contraste, Estados como Acre, Alagoas, Paraíba, Roraima e Sergipe não receberam equipamentos neste ano.
Leia mais: “No rumo de 2026”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 241 da Revista Oeste
O Maranhão teve 141 municípios contemplados. Entre eles, estão cidades governadas por aliados e familiares do ministro do governo Lula. São Luís lidera a lista, com 688 computadores, seguida por Arari (162) e Imperatriz (97).
O Instituto Beneficente Albino Soeiro, em São Luís, inaugurado em julho pelo vereador Octávio Soeiro (PSB-MA), recebeu doações no mês seguinte, em agosto, depois de visita do ministro.
Detalhes dos envios ao Maranhão
Em Timon, onde foram entregues 80 computadores, Juscelino Filho apoiou Dinair Veloso (PDT) na campanha de reeleição, sem sucesso. Em Vitorino Freire, administrada por Luanna Rezende (União Brasil-MA), irmã do ministro, ocorreu a doação de 60 unidades.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
O ministério sugere que o crescimento do programa não se limita ao Maranhão, com um aumento de 68% nas doações em todo o Brasil desde 2023. “As doações são transparentes e baseadas em critérios técnicos, considerando manifestações de interesse de órgãos públicos e entidades”, ressalta o órgão.
Esse cara deve ser bem gostoso , não sei pra quem mas o que já explicitamente mostrou de capivara, ainda continua no sistema?.
Metade deve ter ido pra casa dele….corrupcao
Ainda não sei como esse aí não foi catapultado.
espero que os computadores cheguem de fato onde precisam, que os jovens possam usar estes equipamentos e romperem o ciclo de pobreza tão benéfico aos esquerdopatas sugadores da vida e do dinheiro dos pobres. sempre com sua desculpa assistencialista que na verdade é apenas uma manutenção da pobreza para benefícios próprios.
Será quanto de corrupção tem só nesta transação?
“Farinha pouca, meu pirão primeiro.” Este é o “modus operandi” do PT (Partido dos Tarados).