O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa nesta quinta-feira, 14, no Senado, de uma audiência pública sobre a crise diplomática com Israel depois das declarações do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva ao comparar as ações militares israelenses em Gaza com o Holocausto promovido por Adolf Hitler contra milhões de judeus.
A presença do chanceler está confirmada a partir das 10h. A ida de Vieira ao Senado foi negociada em fevereiro pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A participação de Vieira na audiência pública é um convite, portanto, não obrigatória. No entanto, aliados do governo Lula destacam que sua presença representa uma estratégia, antecipando-se à possível convocação pela oposição.
O chanceler estaria buscando um diálogo mais sereno sobre o tema. Se fosse convocado, seria obrigado a comparecer sob pena de crime de responsabilidade.
A expectativa é que o ministro reitere na Comissão do Senado a postura do governo petista contrária as ações militares de Israel em Gaza, conforme diplomatas do entorno do chanceler.
Leia também: “Fala de Lula sobre Israel é antissemita, diz embaixadora dos EUA”
Lula é persona non grata em Israel
A declaração de Lula desencadeou protestos do governo israelense e de representantes da comunidade judaica no Brasil.
Com a sinalização de que não é mais bem-vindo ao país, Lula chegou a ser declarado persona non grata pelo governo de Israel.
Leia também: “Governadores de São Paulo e Goiás embarcam para Israel em meio a tensão diplomática”
Guerra na Ucrânia também estará na pauta
Vieira também deverá ser questionado sobre a guerra na Ucrânia e ações do Ministério das Relações Exteriores sobre o tema.
MInha idosa e centenária avó do alto de seus 102 anos não perdoou e tascou … LULA o BÔCA PÔDI … e soltou uma sonora gargalhada.