Como se não bastasse aumentar em 60% o número de ministérios, passando de 23 para 37 pastas, o governo Lula anunciou a criação de mais 40 cargos no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O aviso foi dado pelo titular da pasta, Silvio Almeida, durante o programa “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira, 15.
+ Leia mais matérias de Brasil no site da Revista Oeste
Em transmissão ao vivo pelo Youtube, ele informou que precisa “institucionalizar” seu ministério por meio da criação de um “corpo burocrático estável”.
Para tanto, Almeida comunicou que irá abrir, em 2023, 40 vagas em um concurso público “voltado aos direitos humanos e à promoção da cidadania”. “Será no próximo ano; fiquem atentos aos editais”, convocou o ministro.
Lula tem 60% mais ministérios
A abertura de novas vagas irá inchar ainda mais a máquina pública. Para se ter ideia da estrutura do atual governo, na gestão de Bolsonaro havia 23 ministérios, sendo 18 ministérios, duas secretarias e três órgãos equivalentes a ministérios. Agora, o número de ministérios soma 37, o que representa um aumento de 60%.
Recentemente, Lula falou sobre a possibilidade de criar um novo ministério na área de segurança pública. Isso ocorreria por meio do desdobramento da pasta da Justiça, liderada por Flávio Dino.
Rombo nas contas do governo
As contas do governo Lula tiveram um rombo de R$ 104,6 bilhões nos primeiros oito meses de 2023, segundo o Tesouro Nacional. O déficit mostra que o governo gastou mais do que arrecadou durante esse período.
Confira: “Governo Lula confirma ter custeado passagens da Dama do Tráfico para ida a Brasilia”
Ao encerrar sua gestão, o governo Bolsonaro conseguiu reverter oito anos no vermelho, entregando as contas públicas com um superávit primário de R$ 54,1 bilhões, em 2022.
A P A R E L H A M E N T O LEGALIZADO!
“Corpo Burocrático Estável” ?
O que ele quis dizer com isso, mais burocratas com estabilidade ?
Isso justifica porque o emprego não está caindo, o desemprego zero para a companheirada está em pleno vigor, pois este ano o governo já contratou mais de 675.000 novos funcionários, a máquina está tão inchada, quanto o cachaceiro.