O advogado Anildo Fábio de Araújo, que pediu a anulação do julgamento que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em R$ 13,2 mil — o equivalente a dez salários mínimos.
O ministro Benedito Gonçalves considerou que o defensor agiu por litigância de má-fé, ou seja, pelo fato de o advogado ter acionado a Justiça de forma irresponsável.
Nos autos, o defensor apontou “suspeição, impedimento e até a falta de imparcialidade” da maioria dos ministros do TSE que participaram do julgamento. Araújo pediu a anulação dos votos proferidos no julgamento. Bolsonaro foi condenado por 5 a 2 na sexta-feira 30, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Para o advogado, houve “inobservância dos princípios constitucionais da “cidadania, da legalidade, do acesso à Justiça e do devido processo legal” no julgamento que resultou na inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
Leia mais: Bolsonaro se manifesta sobre condenação pelo TSE
Decisão do TSE
O ministro Benedito Gonçalves considerou o comportamento de Araújo “temerário” e seu pedido de intervenção “manifestamente infundado”.
“As expressões utilizadas na petição, a imensa gama de assuntos desconexos tratados e a defesa dos atos antidemocráticos de 08/01/2023 deixam entrever o real objetivo do requerente: de que, com a juntada dessa manifestação a autos de grande relevo, o ‘protesto’ ganhasse palco impróprio”, escreveu o magistrado na decisão, assinada na terça-feira 4.
“O fato se agrava por se identificarem, no texto, comentários insidiosos que visam desabonar, sem fundamento, a atuação de ministros no julgamento”, acrescentou Gonçalves.
Benedito Gonçalves também ressaltou que o valor da multa pode ser duplicado “em caso de reincidência na conduta”.
Leia também: “Missão dada, missão cumprida”, texto publicado na edição 165 da Revista Oeste
Esse tapinha na cara e missão dada missão cumprida tem que ser……….
A atitude racista de um tipo branco dando tapinhas na cara de um negro foi engolido pela esquerda como normal. Ficou marcado para o resto da vida, pela falta de etica, respeito pela toga que simboliza a Justiça e nao a submissao ao crime e ao ativismo politico. “” MISSAO DADA MISSAO CUMPRIDA””, ISSO REFLETE BEM O NIVEL DE CORRUPÇAO EXISTENTE NO CIRCO CHAMADO JUSTIÇA BRASILEIRA.
Esse juiz, que senoide chamá-lo disso, tá mais pra militante esquerdista é uma vergonha , esse período deve ser riscado…
Também deveria ser afastado pelo tapinha no rosto do nine ..
É só não pagar a multa. Deixa ele multar até um bilhão de reais. Não paga e pronto. Vão fazer o quê? Prender o advogado? Matá-lo? Não vão fazer nada. Só espumar de raiva por ter sido desobedecido. Melhor remédio pra parar com essa insanidade.
MINISTRO DESCLASSIFICADO; conhecido como o ministro do tapinha no rosto dado por ladrão! Toma vergonha!
Não basta o outro e agora será o Benedito?
Anildo Fabio de Araújo, um advogado com MAIUSCULAS!
Esse é um ser abjeto e um verdadeiro canalha da justiça desse País. Esse lixo merece ser extirpado, de preferência da terra. Não serve nem pra adubo.
O Brasil tem que limpar o judiciário que foi tomado por bandidos, que usam o cargo para impor o comunismo e impedir a soberania popular.
Mas, será o benedito!
“MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA”
ISSO NÃO PARARÁ TÃO CEDO……
Então o ministro extrema esquerda agora está afirmando que os atos do 8 de janeiro, são de responsabilidade do ex-presidente. Que absurdo!
O negócio desse regime nefasto é reescrever a história e tentar empurrar goela abaixo, sob a alegação de “defesa da democracia”.
Uma hora isso acaba…
Então esse caso desse ministro petis Lulista. Acho que deveria ser para o CNJ interferir. Mas o CNJ é controlado por eles mesmos…aí fica difícil.
Essa era a hora d3 de milhares de advogados entrarem com o mesmo pedido para ver até onde vai o autoritarismo desse ser desprezível que pensa ser deus