No que depender do Ministério das Comunicações, todo brasileiro poderá acompanhar programações de emissoras de rádio diretamente de seu aparelho celular. Em pronunciamento durante evento realizado na última semana, o ministro Fábio Faria prometeu trabalhar para fazer com que todo smartphone produzido no país venha com um determinado recurso de fábrica: aplicativo para sintonizar rádio FM.
Leia mais: “Privatização da EBC: esquerda age contra projeto do governo”
“Estamos fazendo o rádio no celular”, afirmou o ministro na ocasião, informa o site Tecnoblog. “Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados, e isso está no Ministério da Economia”, continuou Faria. Dessa forma, ele indicou o apoio da pasta liderada por Paulo Guedes à proposta em favor das emissoras radiofônicas.
A discussão sobre a obrigatoriedade de recurso de rádio FM em celulares não é novidade no país. Projeto de lei de 2017 prevê justamente o ponto defendido por Faria: de todo smartphone produzido no Brasil disponibilizar estações de rádio sem a necessidade de conexão à internet, relembra o site Telesíntese. A proposta, no entanto, está parada na Câmara dos Deputados — sendo, assim, mais um item presente na “gaveta” do ainda presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Apoio de entidade
Criticada pelas empresas fabricantes do setor, a ideia defendida publicamente por Fabio Faria conta com apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Nos últimos anos, a entidade tem até promovido campanhas sobre o assunto. “Smart é ter rádio FM de graça”, afirma o órgão em uma de suas ações publicitárias.
Poderia forçar também os fabricantes de lâmpadas a botar a opção de usar gás, ou lenha em seus produtos. Bola fora total!