A montadora chinesa de veículos elétricos Great Wall Motors (GWM) derrubou uma liminar da montadora alemã Volkswagen, que pedia a anulação de um registro no Instituto Nacional de Produto Industrial (INPI).
A ação judicial movida pela Volkswagen foi uma tentativa de derrubar os planos da fabricante chinesa em lançar dois carros no Brasil que “lembram muito o Fusca”.
Os modelos Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat tiveram seus desenhos industriais registrados no INPI em dezembro de 2021. Em agosto de 2022, a Volkswagen deu entrada em uma tutela de urgência pedindo a nulidade do registro por ausência de inovação.
Volkswagen acusou a GWM de cópia e concorrência desleal
No pedido, a Volkswagen afirmou que os veículos da GWM “são uma cópia escancarada do icônico Fusca”. Nesse sentido, a montadora alemão afirmou que a ação da chinesa se deu “como se não houvesse leis em nosso país que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e associação indevida”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O pedido de tutela ficou válido entre fevereiro de 2023 até o dia 4 de março deste ano, quando a Great Wall Motors conseguiu a revogação contra a medida que paralisava o projeto do “novo Fusca”.
Além disso, a GWM alegou que não se pode falar em concorrência desleal, visto que a produção do Fusca no Brasil foi encerrada em 1996. O argumento foi aceito pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
“Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica — e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade — pelas autoras (Volkswagen do Brasil)”, afirmou a montadora chinesa, que não negou a inspiração em automóveis da montadora alemã.
Duas semanas atrás, a Volkswagen entrou com um embargo de declaração. O julgamento, no entanto, ainda não aconteceu.
Leia também: “Carro elétrico: uma aposta duvidosa”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 183 da Revista Oeste
Que saudades do Fusca esse carro chinês é muito feio! A justiça mais uma vez errou e se dobrou aos chineses que estão se envolvendo em tudo e copiando tudo. Lamentável.
A China copiou descaradamente o Fusca. Nossa justiça mais uma vez é passional.
Sob um regime comunista, a criatividade e tolida e o resultado e o que nos vemos acontecer com a China: copia, copia, etc…Cabe a nos brasileiros entender que existe o trabalho escravo na china e para nao fomenta-lo basta evitar comprar qualquer produto chinese incluindo esta copia do Fusca.
Nossa Emprêsa : Agro Oeste Coml. Ltda. Fundada em Sinop-MT 05-08-1980; Somos Concessionária Massey Ferguson desde o ano de 1997. em 8 Munic. do Norte de Mato Grosso- e Na Região do Araguaia ;Alijamos à Outra Emprêsa do Pará, e estamos Importando produtos Made In China, Otimas Máquinas.
O problema também é que o brasileiro ainda não se atentou a este avanço da china comunista. Continuam fomentando isto comprando estes carros, telefones de marcas chinesas, e outras coisas de lá…
Chineses copiam tudo , não criam nada.
A China compra tudo, com dinheiro, ameaças e chantagens, inclusive a Justiça.
Uma vergonha para os chineses e mais vergonha para o Poder Judiciário
A lifan chinesa fez uma “cópia” do mini cooper e ficou por isso mesmo, o que chinês faz senão piorar o que já existe?
Agora teremos um Fusca que quebra e não tem conserto
Pobre VW, achou q teria “justiça” no “Bresil”…A justiça aqui faliu faz tempo. Lamentável…
Além da “pirataria” sempre presente nos projetos, sem dúvida, aí tem$$$$$$$$$$$$$$$$$
Vai até as nobres Cortes Superiores aparelhadas com os China e o Desgoverno, será mais um produto chinês copiado e porcaria
Realmente estamos nas mãos de mercenários, comunistas sacripantas que não respeitam a ética…Esquerdistas dos infernos.
Realmente estamos nas mãos de mercenários, comunistas sacripantas que não respeitam a ética…Esquerdistas dos infernos.
Que fiquem no pátio da fábrica.
Que fiquem no pátio da fábrica.
Mas é Claro que o INPI iria votar a favor dos Chineses…
São todos PETISTAS…
Incrivel, hoje estava usando um cortador de unhas feito na China, a lima que vem agregada é uma brincadeira, UMA VERDADEIRA MER // DA, para definir com detalhes a porcaria. Evito ao maximo comprar qualquer coisa fabricada na China, simplesmente um aumento de lixo no planeta.
É Ivan, mas os carros chineses estão um espetáculo. Eu tenho um e posso afirmar.
Aos poucos eles (chineses) vão tomando tudo.
Chineses. Amigos do lula. Cabe ao consumidor fazer a justiça. Só compro produto chinês se não houver absolutamente nenhuma alternativa. Além de serem uma tremenda porcaria, seu consumo ajuda a crescer o poder dos que pretendem governar o mundo escravizando a humanidade como fazem com o seu povo. Consciência, é o nome do jogo que o consumidor deve jogar.
Existem milhões de carros em todo o Brasil, Usados, recolhidos por Bancos , de quem não cumpriram contrato de compra, e por danos mecânicos. , com grande poluição ambiental próximo as cidades Brasileiras, Lixo, Ambiental. Acordem Brasileiros. ::