Motoristas de aplicativos entraram em greve nesta segunda-feira, 15. A categoria, que inclui colaboradores da Uber e da 99, reivindica “melhores condições de trabalho” e repasses mais altos nas tarifas das corridas. A paralisação ocorre em todo o país.
A Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e a Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) organizaram o protesto. As entidades calculam que 70% dos profissionais da categoria em todo o país devem aderir à manifestação.
Leia também: “Receita cresce e Uber tem melhor trimestre da história”
Os grevistas alegam que as empresas reajustaram os valores das tarifas para os passageiros, mas não para os motoristas. “O valor de uma corrida pode ter 60% de taxa”, dizem os manifestantes.
O que a 99 e a Uber dizem
Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) comunicou que “respeita o direito de manifestação e informa que as empresas associadas mantêm abertos seus canais de comunicação com os motoristas parceiros, reafirmando a disposição para o diálogo contínuo, de forma a aprimorar a experiência de todos nas plataformas”.
A 99 informou que mantém o diálogo com os grevistas. “Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas todos os meses, a 99 adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no app: foi a primeira plataforma a oferecer a taxa garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%.”
A Uber não se manifestou até a conclusão desta reportagem.
Que reinvindicação retardada. Seria legítimo se eles pedissem por mais segurança ou algo do tipo, mas pagamento? Só trabalha quem quer.
Ué, cansaram de ser escravos ?? Pensaram que ficariam distribuindo balinhas e café para sempre ??
Talvez algum dia enxerguem que foram apenas um instrumento usado para as multinacionais americanas entrarem no mercado e destruírem o serviço de táxi regularizado e legalizado. Objetivo alcançado os serviços ficaram péssimos e os preços abusivos.
Tenho amigos que só usam o UBER Black e que já estão reclamando do estado dos carros.
UberX e Select já foram autorizados a andar sem ar condicionado.
Daqui apouco vou ficar com saudades do Fusquinha sem banco da frente e com uma cordinha para o motorista fechar a porta.
Mano, fazer greve? Já não basta grande parte dos motoristas de Uber escolherem corrida? Já não basta Uber X e Uber Select ter em grande quantidade carros “pau velho”? Uber Black só com carro de 5 ou seis anos de uso? Tudo sucateado……Não vale mais a pena usar Uber.
Faz o L que resolve todos os teus , os meus e os nossos problemas .kkkkk
O único Uber que conhecí que era L de ladrão foi um angolano erradicado aqui que claro preferiu morar no Estado de SP e não na Bahia ,foge do país dele por causa do sistema e …
Faz o L