De acordo com o Ministério Público, os crimes foram cometidos entre 2007 e 2010
O Ministério Público de Minas Gerais denunciou nesta sexta-feira, 18, o deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB) por crimes cometidos durante a construção da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Além de Aécio, outras 15 pessoas foram denunciadas pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, relacionados com a licitação e as obras da sede do governo de Minas Gerais, inaugurada em 2010.
Leia também: “Empresário delata Serra, Aécio, Renan, Jucá e Palocci”
Segundo o MP, os crimes foram cometidos entre 2007 e 2010, mas só vieram à tona em dezembro de 2016, após delação premiada de um dos empreiteiros contratados para tocar as obras.
Depois desse depoimento, o MP fechou acordo com outros três executivos de duas das nove empresas que atuaram na construção da Cidade Administrativa.
“Restou demonstrado que, a convite do então governador de Minas Gerais, nove empresas de engenharia se reuniram e entraram em conluio para fraudar a licitação e repartir ilicitamente os contratos”, diz o MP.
De acordo com a denúncia, além do sobrepreço no valor do contrato e da fraude à licitação, Aécio cobrava propina de 3% dos valores pagos às empresas contratadas.
Ainda conforme o MP, parte da propina foi paga por meio de contratos fictícios e até mesmo em dinheiro em espécie. Os prejuízos seriam de mais de R$ 50 milhões.
Com informações do R7
FHC mais dos mesmos.
Pra variar não vai acontecer nada
O senhor Aécio envolvido em maracutaias não nos surpreende !
O que nos choca é a cúpula do PSDB ser conivente e não expulsa lo !
Votei no PSDB durante muitos anos ,mas isso faz parte do passado !
Lamentável a postura dos integrantes do PSDB!
Em especial do senhor FHC que tenta passar uma imagem de homem probo ,mas no fundo é igual a todos os que dilapidam o erário vitaliciamente !