O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu, na manhã desta segunda-feira, 15, a Fazenda Santa Mariana, no Parque Shingrilá, em Campinas, maior cidade do interior paulista.
A Oeste, a Prefeitura de Campinas informou que já desocupou a área e que os invasores cometeram crime ambiental.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o MST, mais de 200 famílias invadiram a fazenda nesta manhã. Em poucos minutos, a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) chegaram ao local, depois de denúncia do proprietário da terra.
“Agora, pela manhã, já fomos surpreendidos com várias viaturas de polícia”, informou um militante, não identificado, nas redes sociais do movimento. “Desde a PM, da GM de Campinas. Agora, pelo lado de trás da fazenda, eles estão entrando com um batalhão de choque para intimidar as famílias aqui.”
Na descrição da publicação no Instagram, o militante acusou a GM de “ignorar o diálogo do MTS com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e, arbitrariamente, está entrando na Fazenda Santa Mariana”.
Ele ainda falou em enfrentar a polícia e disse que a área é improdutiva. “Lutar não é crime e estamos na área reivindicando que a terra seja destinada à produção de alimentos”, escreveu.
Prefeitura nega versão do MST
Para a reportagem de Oeste, a Prefeitura de Campinas negou a versão do MST de que a GM teria ignorado as negociações com o movimento. A administração informou que chegou a conversar com as famílias, mas eles não quiseram se retirar do local pacificamente.
“Assim que soubemos da tentativa de ocupação, por volta das 7h30, fomos até o local, conversamos com a liderança”, disse o diretor de monitoramento da Sehab, Elias Azevedo. “A proposta do auxílio-moradia foi colocada na expectativa que a desocupação fosse feita de forma ordenada.”
Leia também: “‘Abril Vermelho’: MST já fez 9 invasões neste mês”
No vídeo, o militante do MST propôs uma união do movimento para enfrentar a polícia e permanecer na terra invadida. “Pedimos o apoio de todos, famílias, parceiros do MST, para que a gente possa fazer, deste momento, um momento também de construção coletiva”, afirmou. “Mas também de enfrentamento, para que as famílias permaneçam na área que está sendo reivindicada.”
De acordo com a prefeitura, os invasores pediram um tempo à Sehab para decidir se aceitavam o acordo com o município. O órgão confirmou que havia a presença de 200 famílias no local.
Leia mais: “MST volta a invadir fazendas da Embrapa em Pernambuco”
“Como não houve acordo com os ocupantes, foi necessária a intervenção da força policial para garantir a aplicação da legislação e consequente desocupação da área”, informou a administração municipal. “Eles foram informados de que a invasão de propriedade é crime.”
A desocupação começou por volta das 11h30, com o apoio da PM. A prefeitura assegurou que houve o cuidado para “garantir a integridade física das famílias” e afirmou que não houve incidentes.
Leia mais: “Paulo Teixeira, o ministro do MST”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 207 da Revista Oeste
“Durante a ação, os ocupantes atearam fogo na mata, o que é crime ambiental”, informou o município. “O fogo foi contido pelos guardas, com apoio do proprietário. A PM fez um bloqueio nas extremidades das pistas, para fiscalizar os veículos que estão no local, que estão com emplacamento encoberto.”
Segundo a prefeitura, a área está totalmente desocupada, e o proprietário da fazenda foi notificado para evitar novas ocupações. Para a administração, ele informou que a fazenda é produtiva.
Verdadeiros gafanhotos… destroem tudo por onde passam,não produzem nada de bom.
Campinas, até eu quero! Agora veja se eles querem desbravar o norte do Brasil?
Os invasores do MST são criminosos e a única linguagem que entendem é a daquela borracha que se usa para correção!
O MST é um movimento clandestino que usa a fachada de reforma agrária para a invasão de propriedade alheia. Para seus propósitos meramente políticos, alicia gente humilde, não cumpre o que promete. O governo petista deveria fazer o que Bolsonaro fez: distribuiu quase 400 mil lotes dando o título de propriedade. Estes agora são donos. Podem contrair financiamentos, podem progredir com seu trabalho e não ser escravos eternos de líderes que vêm com camionetes 4×4 fazendo intimações e ameaças.
ATÉ quando esses BANDIDOS DO MST IRÃO DESTRUIR LABORATÓRIOS DA EMBRAPA FAZENDAS PARTICULARES E SUPER PRODUTIVAS bota essa cambada de vagabundos prá correr na base do cacete porrada e muita BALAAAAAAAAAAA
Levar preso não é agressão.
Para a bosta Suprema: uns coitados que só querem um pedacinho de chão. Tão o quanto vagabundos iguais!
Além de vagabundos servindo de massa de manobra, terroristas.
MST o HAMAS brasileiro, não produzem nada de útil, somente violência, destruição e miséria.
MST, o HAMAS brasileiro. Não produzem nada de útil, somente violência, destruição e miséria.
Cambada de vagabundos! Vão trabalhar e conquistar o raio do que quiserem! RESPEITO É TUDO!
Cambada de vagabundos! Vão trabalhar e conquistar o raio do que quiserem! RESPEITO É TUDO!
Só falta o proprietário ter que pagar pelo crime ambiental cometido pelos invasores!
Só falta o proprietário ter que pagar pelo crime ambiental cometido pelos invasores!
O que me impressiona é que todo sem terra que aparece em fotos e nas tvs é gordo !
Esses bandidos tem que entender que em São Paulo a coisa é mais séria. Invadiram, cometeram crime; puseram fogo na floresta, cometeram crime. Cobriram as placas dos veículos, cometeram infração. Espero que todos os líderes e proprietários dos veículo entrem devidamente “pelo cano”, tudo dentro da Lei. Aqui, tem governo, aqui, tem Lei.
Solta a borracha nos criminosos pra valer , ao mata mas resolve
Realmente, eu nao entendo a logica dessas pessoas (e dos que as defendem). Se eu tenho um pedaco de terra, que eu comprei sabe la com qual sacrificio, e nao quero, ou nao posso plantar nela, isso lhes daria o direito de invadir essa terra?!?!?!
Cadê o candidato a Prefeito de São Paulo? Kkkk Tarcísio Parabens!!!!!
SÃO TODOS BANDIDOS BOTA PRÁ DESCER ESSES PILANTRAS…
Aqui a quadrilha de desocupados invade a terra alheia e tem que ser tratado com muito carinho……o proprietário tem que aguardar até decisão judicial para a saída dos invasores……logo a moda pega e eles irão invadir lares e os proprietários ficarão na rua aguardando a precaução da justiça para não macular os invasores….o governo tem que mandar a Rota em cima dos caras….nunca vi como bandidos são tratados com tanta atenção. Estou pensando nos meus 74 anos de vida de bandear de lado……….