O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vandalizou nesta sexta-feira, 10, a sede da farmacêutica Bayer no município de Jacareí, localizado a 80 quilômetros de São Paulo. Cerca de cem militantes incendiaram pneus, destruíram estruturas e picharam as paredes do galpão da empresa alemã.
De acordo com os invasores, a Bayer exporta para o Brasil “substâncias proibidas em boa parte do mundo”. No Twitter, o MST escreveu que “uma pessoa morre de envenenamento por agrotóxico a cada dois dias”.
Últimos espasmos
Como mostrou reportagem publicada na Edição 115 da Revista Oeste, as invasões perpetradas pelos movimentos sem-terra estão diminuindo sensivelmente. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 11 invasões de fazendas foram registradas no país no ano passado. Em 2020, foram apenas seis. No ano anterior, sete. Trata-se dos menores números verificados desde 1995, quando o Incra passou a organizar as estatísticas.
Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os sem-terra invadiram quase 2.500 fazendas. A administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou cerca de 2.000 invasões. Na era Dilma Rousseff (PT), por sua vez, houve menos de 1.000 crimes dessa natureza.
Os números mostram que o atual governo, liderado por Jair Bolsonaro (PL), apresenta um desempenho melhor até mesmo que o verificado na gestão de Michel Temer (MDB), que durou de agosto de 2016 a dezembro de 2018: foram 54 invasões durante o tempo em que o emedebista esteve à frente do Palácio do Planalto, enquanto nos últimos quase quatro anos elas não passaram de 15.
Pulverizando mitos
Apesar das acusações do MST, o Brasil não encabeça o ranking de países que mais gastam com defensivos agrícolas por quantidade de alimentos produzidos.
Reportagem publicada na Edição 100 da Revista Oeste mostra que o Japão lidera a lista, com 8 quilos colhidos por cada dólar investido. Na Europa, a média é de 58 quilos e, nos Estados Unidos, de 94 quilos/dólar. O Brasil produz mais de 140 quilos de alimentos para cada dólar investido em pesticidas, graças à eficiência tecnológica de sua produção.
No ranking de países que mais usam defensivos por hectare, o Brasil está em sexto lugar (menos de 5 quilos por hectare/ano). A Holanda ganha a medalha de ouro, com cerca de 20 quilos por hectare/ano. Seguem-se Japão (17,5), Bélgica (12), França (6) e Inglaterra (5,5).
A presença do Brasil entre os países que mais usam pesticidas em volume total é explicada pela grande dimensão territorial de sua agricultura e pelo clima tropical, onde a incidência de fungos, insetos e ervas daninhas é elevada. Por outro lado, as características ambientais do país permitem o plantio praticamente nas quatro estações e a colheita de até três safras anuais.
Em virtude dessas condições, o país precisa investir em defensivos nos 12 meses do ano, enquanto países como Rússia, Estados Unidos, Canadá e Noruega utilizam esses produtos apenas nos períodos mais quentes. Isso acontece porque, no Hemisfério Norte, a neve cobre o solo durante o inverno, o que por si só contribui para o controle de pragas.
O assinante pode ler a reportagem completa ao clicar neste link.
Cadê a SUPREMA VERGONHA? Ah, esqueci! Tacar fogo é democrático! LIXOS SUPREMOS!
Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério. A Bayer deveria ter enviado alguns seguranças armados para meterem uma bala na testa desses vândalos. Serviço tem no nosso país, e muito! Basta querer trabalhar. Meu jardineiro tem 65 anos e trabalha das 07h00 às 21h00. Esses jovens devem ser apresentados ao trabalho duro.! Cambada de ser vergonha.
Fizeram foi pouco a BAYER é conhecida mundialmente por ser uma empresa sem ética apoiaram o nazismo e inclusive fabricaram gás para as câmeras de gás que mataram milhões de pessoas.
Quem apoia essa farmacêutica não é cristão não.
Apoiador de Genocidas esse sim merece cadeia.
Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério. A Bayer deveria ter enviado alguns seguranças armados para meter uma bala na testa desses vândalos. Serviço tem no nosso país, e muito! Basta querer trabalhar. Meu jardineiro tem 65 anos e trabalha das 07h00 às 21h00. Esses jovens devem ser apresentados ao trabalho duro.! Cambada de ser vergonha.
Ainda não entendo porque depois da saída dos políticos corruptos continuam usando o nome de movimento dos “trabalhadores” rurais sem terra. De trabalhadores estes f.p. deste bandidos não têm nada.
Uma bala da testa do primeiro sumiria com os demais marginais num segundo! É tudo maricas mesmo, além de inúteis e drogados!
Este movimento ê o braço de um partido cujo líder, o BLINDADO-MOR deseja chegar à Presidência por meios nada Republicanos.
Cambada de desocupado
TERRORISMO
1.modo de impor a vontade pelo uso sistemático do terror.
2.emprego sistemático da violência para fins políticos, esp. a prática de atentados e destruições por grupos cujo objetivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder.
F.A. ? P.F. ? Ou muda-se os Atos ou que se mude a definição presente no dicionário.
Só uma dúvida: chumbo é veneno?
A população tem que continuar se unindo e vaiar essa espécie de gente, até que prefiram ficar escondidos dentro de casa, como outros tantos que fogem do povo.
Tem que jogar pesticidas nessas pragas do MST!
Com essa gente não tem conversa, é descer o cassetete.
30 minutos de .50 funcionando contra esses terroristas e garanto que acaba a palhaçada….
Junte alguns amigos e façam uma intervenção como essa em qualquer empresa nacional ou multinacional como esta para ver como a polícia chega bem antes de terminarem a tarefa. Façam essa experiência e depois me digam. Agora, por que a polícia não intervém contra esses daí, questione isso às autoridades de segurança pública locais. Não terão resposta, pois são coniventes.
Bom seria se esses marginais vagabundos fossem recebidos à bala.
Uma pena que os responsáveis seriam punidos, mas gente do MST tem mais é que levar chumbo, não existe negociação, mediação ou acordo com terroristas.
Queria ver esses vagabundos subirem o morro das favelas e irem protestar contra a venda de drogas já que estão tão preocupados com os venenos né. Há, mas esse tipo de veneno(cocaína, maconha..) eles consumem, aí não dá né seus vagabundos!!
Daí eles ficam em abstinência, né? e mais, ao que tudo indica, são sócios no mesmo projeto de dominação socialista, seja lá o que for este tal projeto deles, mas, trabalhar que é bom, nem pensar.
De agora até as eleições serão badernas e mais badernas. Assim é a esquerda. Gente preguiçosa, baderneiras e que não buscam através de seu esforço pessoal e honesto buscar sair das trevas.
Gostaria que essa turma fosse protestar contra a poluição e agrotóxicos na China.
Isso é terrorismo, tem que prender os líderes. O Doutor Fachin foi advogado deles, o que esperar do stf???
É isso que a esquerda de merda quer para nosso país? São doentes e vagabundos, querem ficar mamando nas tetas do estado eternamente.
veneno e peste é o mst (muitos safados tranqueiras).
Tem que buscar os líderes, os filmados.
Depois que o tal de zé rainha foi preso com mais alguns comparsas sossegaram um pouco.
Para que serve o congresso (cangaço)? Nenhuma lei de enquadramento em terrorismo?, Nenhuma lei de pena de morte para terroristas que matam o povo de fome e de pavor?
Quanta gente ignorante e mal intencionada comentando.
Somente discurso de ódio.
Apoiadores de Facistas ….
Muito triste!
E por que você está comentando neste espaço, seu imbecil? Se está com pena desses terroristas criminosos, é porque é da mesma laia deles. Aqui não é lugar de esquerdista vagabundo!
Nada dissso importa para a extrema esquerda. A função do MST dentro da organização é promover a baderna pela baderna, provocando sua repressão para munir os “limpinhos” de argumentos a favor da causa. O mundo estará mais limpo quando essas seitas forem definitivamente enterradas no lixão da História.