O outono começa a partir das 0h06 desta quarta-feira, 20, em todo o Hemisfério Sul, onde fica 93% do Brasil. A estação é a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente na região central do país. Para este ano, o período traz muita chuva, nevoeiro e geada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover menos no interior do Brasil, principalmente no semiárido nordestino. Já nas Regiões Norte e Nordeste a previsão é de muita chuva, como o esperado para a época do ano.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O órgão informa que há uma Zona de Convergência Intertropical atuando mais ao sul de sua posição climatológica, o que pode provocar maior precipitação no Norte do país. Além disso, no outono é comum a queda nas temperaturas do ar nas Regiões Sul e Sudeste, por causa da entrada de massas de ar frio no sul do continente.
Leia também: “Clima em SP: frente fria vai mudar o tempo nesta semana”
O outono possuiu alguns fenômenos adversos característicos da estação. No Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste são comuns nevoeiros e geadas. Em algumas regiões serranas e em planaltos da Região Sul há possibilidade de queda de neve. Já na Região Norte e nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul haverá registro de friagem.
Outono terá chuvas abaixo da média no Norte
Ainda no Norte, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica em grande parte da região. Porém, em áreas de Roraima, do Amazonas e do Acre a previsão é de condições favoráveis para chuva próxima ou acima da média. As temperaturas devem ser acima da média em todas as regiões por causa do El Niño.
Segundo o relatório do Inmet e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), embora o El Niño tenha elevado as temperaturas desde 2023, há um enfraquecimento gradual do fenômeno nos próximos meses.
Leia mais: “Sensação térmica chega aos 60ºC no Rio de Janeiro”
Além disso, existe a possibilidade da formação do fenômeno La Niña no segundo semestre deste ano, o que pode provocar queda nas temperaturas abaixo da média.