A mulher de Sydney Possuelo, ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e as duas enteadas morreram em um acidente de carro, na manhã desta quarta-feira, 6, na BR-020. A tragédia ocorreu nas proximidades de Formosa, em Goiás.
Rosita Mascarenhas Warkins e as filhas, Karla e Michelle, estavam no veiculo que se chocou com uma carreta, resultando no acidente fatal. O filho de Michelle, de 10 anos, estava no automóvel e sobreviveu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), que atendeu à ocorrência, o motorista da carreta, um homem de 34 anos, não se machucou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a criança e realizou o transporte para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa.
O motorista da carreta disse para a equipe de resgate que os veículos trafegavam em direções opostas na rodovia, com a carreta seguindo em direção a Formosa, enquanto o carro com as três mulheres e a criança se dirigia à Bahia.
A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou nota de pesar e lamentou a morte das três mulheres.
Sydney Possuelo, atualmente com 83 anos, ocupou o cargo de presidente da Funai entre 1991 e 1993 e é um renomado sertanista. Também é um dos principais especialistas do país em povos indígenas isolados.
O acidente que culminou na morte da mulher do ex-presidente da Funai
O veículo da Expresso Guanabara seguia para a Bahia, quando um caminhão tentou a ultrapassagem, mas não retornou à sua faixa.
A manobra da carreta obrigou o motorista do ônibus, com 46 passageiros, a desviar na contramão. Durante o resgate, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, 23 pessoas foram transportadas para um ponto de apoio. Elas apresentaram ferimentos leves, como escoriações.
Leia também: “Acidente com dezenas de veículos deixa 5 mortos no Paraná”
Duas pessoas feridas precisaram ser levadas pela ambulância, e 18 foram atendidas e transportadas pelo Samu. Outras duas pessoas foram levadas para hospitais do Distrito Federal.