Depois dos estragos causados pelo ciclone extratropical, a população de Santa Catarina acompanhou a chegada de flocos de neve nesta sexta-feira, 14.
O fenômeno, aguardado por grande parte dos moradores e dos turistas, ocorreu em ao menos quatro municípios: Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema e Urubuci. Algumas regiões de Santa Catarina registraram neve e temperaturas abaixo de zero.
Em Bom Jesus da Serra, nevou por volta da 1 hora da madrugada. Já em São Joaquim e Urupema, a neve chegou às 4 horas da manhã.
As temperaturas nessas regiões estavam abaixo de zero. No Morro das Antenas, em Urupema, as plantas amanheceram congeladas, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
Pode continuar a nevar ou ocorrer chuva congelada nas áreas mais elevadas das Serra Gaúcha, na Serra Catarinense e no Planalto Sul de Santa Catarina. A frente fria, que se formou junto do ciclone, vai avançar para o Sudeste e para o Centro-Oeste, com destino final até a parte sul da Bahia.
Fim das ventanias e chuvas fortes no RS
Com o ciclone extratropical cada vez mais longe da costa, não vai haver mais riscos de ventanias nem chuvas fortes no Rio Grande do Sul, afirma Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento de Alertas Agroclimáticas do Rio Grande do Sul.
“A condição de vento e chuva forte já passou. O que teremos é a entrada do ar mais frio no continente, com o tempo firme já a partir deste fim de semana”, garante Varone. “As temperaturas diminuem bem, e o risco maior para geada vai ser a partir de segunda 17.”
Recordes de frio
Regiões do Centro-Sul vão registrar as menores temperaturas de 2023. Na manhã desta sexta-feira, São Paulo registrou 9°C, no que pode ter sido a manhã mais fria do ano.
Ao longo do dia, os termômetros não passam dos 17°C. No sábado 15, a previsão é de mais frio ainda: 8°C.
Em Curitiba, capital considerada mais fria do Brasil, a sexta-feira começou com 5°C — possivelmente o recorde do ano. No sábado, o frio ganha força e deve marcar 4°C. Durante a tarde, as temperaturas ficam por volta de 15°C.