De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio vai ser intenso na cidade de São Paulo nos próximos dias. A temperatura mínima vai ficar em torno de 9 graus Celsius (°C) nesta sexta-feira, 14, com sensação térmica entre 4ºC e 6°C, segundo a Defesa Civil estadual. A máxima para hoje não passa de 16°C.
A população paulistana (que sofreu com fortes ventanias em razão da formação de um ciclone no Sul do país) já pode tirar o casaco do armário, pois vai enfrentar dias gelados. Há a possibilidade de a capital paulista ter a tarde mais frias do ano. É o que afirmam os meteorologistas da empresa Climatempo.
A mudança na temperatura acontece devido à chegada de uma frente fria. A presença de um centro de alta pressão, localizado na Argentina, direciona a entrada de uma massa de ar frio, o que derruba a temperatura e provoca sensação de frio intenso.
Frio em outras cidades do Estado de São Paulo
O frio na cidade de São Paulo vai seguir até a próxima segunda-feira, 17, quando os termômetros começam a subir. As previsões apontam para variação entre 14°C e 27°C na temperatura, com possibilidade de chuva isolada no domingo 16.
Fora da capital, outras regiões de São Paulo também vão sofrer com o clima congelante. Em Barretos, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Baixada Santista, por exemplo, os termômetros vão ficar abaixo dos 13°C, com sensação térmica abaixo dos 12°C.
Possibilidade de neve no Sul do país
No Sul do país, onde ventos de 150 km/h provocados pela formação de um ciclone extratropical causou mortes, dezenas de feridos e deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia, há expectativa de neve.
O Inmet afirma que na serra gaúcha as temperaturas vão cair próximas de 0°C. Como é o caso de Caxias do Sul, com mínima prevista de 3°C.
É o aquecimento global que está chegando.