Lucena, cidade na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, registrou a vacinação de 48 crianças com doses da Pfizer indicadas para adultos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 17, pelo ministro Marcelo Queiroga.
“Essas doses foram aplicadas antes da distribuição das vacinas pediátricas”, disse, em entrevista à CNN. O ministro, que está no Estado cumprindo agenda, visitou uma das mães das crianças que receberam a vacina.
De acordo com a prefeitura da cidade, o erro aconteceu em uma unidade de saúde da zona rural na semana passada, sete dias antes da chegada do imunizante com a dosagem adequada para as crianças.
Segundo Queiroga, foi instaurado processo administrativo para apurar as responsabilidades. “Nós não queremos buscar a punição de ninguém, mas é claro que precisa ser averiguado, para que esse fato não volte a acontecer”, disse.
O Ministério Público Federal está investigando a denúncia, de acordo com o ministro. Nesta semana, a técnica de enfermagem será ouvida pela promotoria. Também devem ser ouvidos o secretário municipal de Saúde, a vigilância municipal, familiares e o prefeito da cidade.
Em nota, a prefeitura de Lucena informou lamentar a falha cometida por uma auxiliar, que aplicou “indevidamente e sem autorização” a vacina. A profissional foi afastada das suas funções. Até o momento, de acordo com o município, as crianças não apresentaram quadro adverso.
Vacinas aplicadas nas crianças estavam vencidas
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, as doses da vacina da Pfizer aplicadas nas crianças estavam vencidas.
As equipes estão trabalhando na identificação de todas as crianças que foram vacinadas, por meio de contato direto ou telefone. O número de crianças vacinadas, segundo a secretaria, pode chegar a 60.
Por muito menos tem gente sendo presa, humilhada, desmonetizada, tendo direitos civis cerceados. Só quero saber quem vai ser responsabilizado e preso por isso por esses medicamentos.
Vao querer repetir na Paraíba em crianças o que fizeram em Manaus nos adultos e depois colocar a culpa no governo?
E agora… Vão vacinar de novo, já que as vacinas não estavam nos conformes?