Depois da intervenção do Ministério Público Federal (MPF), a Nike decidiu proibir a personalização de camisetas da Seleção Brasileira com qualquer nome relacionado ao cristianismo, como Cristo ou Jesus. A customização com outros nomes, relacionados a outros cultos religiosos, como “Exu” e “Ogum”, já era proibida pela companhia.
O MPF interveio na forma de a marca lidar com a publicidade depois que as novas camisetas da Seleção foram lançadas, em agosto, com o serviço de customização, que permitia palavras do cristianismo, como Cristo e Jesus, mas considerava indisponíveis termos relacionados a religiões de origem africana. A camiseta custa R$ 349, e a personalização, R$ 14,99.
Internautas e consumidores reclamaram de desigualdade de tratamento, o que fez o MPF abrir a investigação. A Fisia, distribuidora da Nike no Brasil, fez acordo com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro e passou a vedar qualquer termo relacionado a qualquer religião, para evitar discriminação religiosa.
A lista de termos “indisponíveis” no site da Nike também inclui vocábulos de cunho racista, palavrões e nomes de políticos.
O procedimento do MPF que levou ao acordo para excluir nomes cristão foi presidido pela procuradora da República Aline Caixeta. Segundo ela, a empresa se comprometeu a “aperfeiçoar” a lista de termos proibidos e a criar um canal de comunicação para receber reclamações e alertas de consumidores.
Não faço questão de compra uma camisa da Nike lixo vou com qualquer camisa amarela ou faço uma customizada.
Se vcs se dizem preocupar com o Deus cristão, leiam a Parte de Jeremias, ou podem assistir o filme, estamos fadados ao fracasso como sociedade, somos governados pelo capeta e seus asseclas, e o q noa preocupa é o preço do q vc não precisa mas quer muito.
Sim, eu acredito q somos punidos por nossas covardias.
300 e poucos numa camiseta? Tô fora,
CENSURA em todos os lugares, liberasse nomes de cunho Africano…
Fico imaginando! como será que vão fazer quando alguém pedir para personalizar o nome:
GABRIEL
JESUS
Dous nomes de tradição religiosa !!!!
Quem diria???? O MP foi criado para o público! Agora só age para particulares!!!!!!!
O Ministério Público agora trabalha a serviço da militância ideológica. Acusar bandidos da esquerda não faz parte das suas atribuições.
Por isso eu vou comprar uma falsa por 100 conto e ainda personalizar com “Fora Cabeça de P***ca”. Brasil sil sil…
Agora somos uma nação laica. Antes, era só o Estado.
E olha que o “reinado” do cramunhão ainda nem começou.
Vai vendo!
O MPF não serve pra mais nada no Brasil!!
Virou uma militância ideológica, que persegue CRISTÃOS, acusa manifestantes da DIREITA e fecha os olhos para os CRIMES ELEITORAIS. Uma vergonha!!
Simples. É só Ninguém comprar
A censura está globalizada em países ditatoriais. Temos que reagir aos nossos direitos individuais. O Brasil 🇧🇷 será sempre um país livre.
Tenho um amigo que tem Cristo como sobrenome e trabalhei com uma pessoa que se chama Jesus, ambos são conhecidos por esses nomes.
Então não posso presenteá-los com camisas da Nike personalizadas!!!
Este País, perdeu o rumo mesmo.
Kkk… Isso será decidido por aquela ‘jornalista’ que disse que na bandeira brasileira está escrito “Independência ou Morte” ou alguém com o mesmo nível curricular!
E porque não liberaram termos ligados a religiões africanas?
sugiro a nike então colocar uma imagem do capeta..combina com as diretrizes de vcs..
há quer se saber de uma coisa..a compra a gente deixar para depois……….