A passagem de uma nova frente fria faz com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ative três alertas de tempestades para este domingo, 15. Os avisos valem para áreas de nove Estados brasileiros.
O primeiro alerta engloba o extremo sudoeste do Paraná e cruza Santa Catarina, do noroeste até Florianópolis. Válido até as 12h de hoje, o aviso está na cor amarela, que representa perigo potencial.
Como decorrência da nova frente fria, o outro alerta amarelo de tempestade para este domingo aparece como uma faixa, que vai do sudoeste amazonense até Itanhaém, no litoral sul paulista
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ao todo, o segundo alerta, que também está previsto para seguir ativo até as 12h deste domingo, abrange os seguintes Estados:
- Amazonas (sudoeste);
- Acre (todo Estado);
- Rondônia (exceto o norte);
- Mato Grosso (oeste e sudoeste);
- Mato Grosso do Sul (noroeste e faixa central); e
- São Paulo (faixa central, do oeste até parte do litoral sul).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo”, informa o Inmet, sobre os dois alertas amarelos referentes à ocorrência de tempestades. “Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
O terceiro alerta da vez do Inmet para tempestade aparece na cor laranja, de perigo. Ele também deve permanecer ativo até as 12h de hoje. O aviso vale para todo o Estado do Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul, o norte de Santa Catarina (incluindo Joinville) e o sul de São Paulo.
Leia mais
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo”, avisa o instituto meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Relação das tempestades com a nova frente fria
Em contato com o site g1, o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, relaciona os alertas de tempestades com a passagem de uma nova frente fria. Nesse sentido, sinaliza que até a cidade de São Paulo deve encarar a chuva.
“No domingo, a frente fria chega em São Paulo. Deve chover forte no litoral do Estado, principalmente de domingo para segunda 16”, diz Luengo. “Na capital, a chuva deve vir na segunda, mas não deve ser forte.”
Leia também: “‘A estiagem não pode ser atribuída à mudança climática’, diz climatologista”
O meteorologista afirma, no entanto, que o calor deverá reaparecer ainda no decorrer desta semana. Sobretudo no Estado de São Paulo. “Mesmo com o refresco por causa da frente fria, volta a esquentar nessas regiões lá para quarta ou quinta-feira da semana que vem.”
Baixa umidade no DF e em 14 Estados
O Inmet divulga, enfim, alerta amarelo de baixa umidade. O aviso, que irá das 9 às 22h deste domingo, afetará 15 das 27 unidades federativas — espalhadas por quatro das cinco regiões geográficas do país.
- Sudeste
São Paulo (norte e noroeste), Minas Gerais (exceto o leste) e Rio de Janeiro (pequena faixa no sudoeste).
- Centro-Oeste
Distrito Federal, Goiás (todo o Estado), Mato Grosso (exceto o oeste) e Mato Grosso do Sul (somente o extremo nordeste).
- Norte
Pará (sul e sudeste) e Tocantins (todo o Estado).
- Nordeste
Maranhão (exceto o norte), Piauí (exceto o extremo norte), Ceará (metade sul), Paraíba (extremo oeste), Pernambuco (oeste) e Bahia (metade oeste).
Nessa parte do país, a umidade relativa do ar deverá variar de 20% a 30%. De acordo com o Inmet, o alerta também se dá devido ao risco (apesar de baixo) de mais incêndios florestais.
Leia também: “La Niña vai voltar?”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste