De acordo com os meteorologistas, uma frente fria chegou ao Estado do Rio Grande do Sul (RS) e começou a mudar o tempo por lá durante as primeiras horas desta quinta-feira, 3, e trouxe muita nebulosidade e vento. Também houve declínio de temperatura em parte do território gaúcho, incluindo a capital Porto Alegre.
Há a previsão de muitas nuvens baixas e médias no sul e no leste do RS, com céu bastante nublado em razão da atuação da frente fria. Estas regiões serão as mais afetadas pela passagem da frente pela costa do Estado. Os especialistas dizem também que a virada do tempo é essencialmente seca e com a rotação do vento para o sul.
Na região, as rajadas de vento poderão alcançar os 50 km/h em alguns locais do sul e do leste gaúcho — mas rajadas de mais de 60 km/h na Barra do Chuí foram registradas. De acordo com o MetSul Meteorologia, o máximo que pode ocorrer em termos de precipitação é alguma garoa isolada.
O calor deve ceder
O calor deve ceder na maioria das cidades do Estado, porém o ar quente persiste no norte e no noroeste gaúcho. Assim, à tarde, algumas cidades poderão registrar frio de 13ºC no sul do RS, enquanto em áreas da região noroeste do Estado haverá pontos com 30ºC — inverno e verão ao mesmo tempo no Estado.
Na capital gaúcha, onde a quarta-feira terminou com tempo aberto e ar quente, o clima mudou radicalmente já na madrugada desta quinta-feira com o ingresso de muitas nuvens baixas que fecharam o tempo na cidade.
Em Porto Alegre, a nebulosidade deve predominar no decorrer do dia. A possibilidade de garoa não deve ser afastada, mas a tendência é de um dia de muitas nuvens e mais ameno com marcas abaixo de 20ºC e, à noite, chegam a 15ºC.