A chegada de uma nova frente fria na segunda-feira 8 alterou as condições climáticas em São Paulo. Houve aumento de umidade e nebulosidade em várias regiões do Estado, condição que vai prevalecer por alguns dias, conforme informou a empresa Climatempo.
Os efeitos do fenômeno já puderam ser sentidos nesta segunda-feira. A capital paulista enfrentou garoa e chuva fraca pela manhã, com o tempo mais fechado ao fim do dia. As temperaturas também caíram, com máxima de 20°C e mínima de 14°C.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta terça-feira, 9, as cidades do sul do Estado, como Iguape e Cananeia, estão em alerta para chuva persistente e volumosa, com ventos que podem chegar a 90 km/h. Cidades como Avaré, Ourinhos, Presidente Prudente, Itapetininga e Itapeva devem enfrentar chuvas fortes.
Na capital, a chuva deve aumentar nesta terça-feira, com possibilidade de trovoadas e manutenção de temperaturas baixas. As cidades de São Carlos, Pirassununga e Campinas também podem registrar chuvas irregulares, que devem perder força nesta quarta-feira, 10.
Frente fria perde força nesta quinta-feira, 11
Ao longo da semana, o Estado deve alternar entre dias de chuva e períodos mais tranquilos. Na quinta-feira 11, grande parte de São Paulo terá sol e tempo firme, com elevação rápida das temperaturas por causa da condição pré-frontal.
Contudo, na sexta-feira 12, uma nova frente fria deve trazer mais instabilidade, especialmente no litoral, sul e oeste do Estado.
Por causa da regularidade das chuvas previstas para esta e a próxima semana, é possível que os acumulados de precipitação excedam a média histórica para julho em algumas regiões do Estado, especialmente no sul, leste e centro-oeste.