O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestade na tarde desta sexta-feira, 11. O aviso atinge seis Estados brasileiros e tem grau de severidade “perigo”. O órgão também divulgou orientações para os moradores das áreas atingidas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o Inmet, as regiões devem registrar chuvas intensas de até 60 mm/h, ou 100 mm/dia. O instituto ainda prevê ventos fortes de até 100 km/h, que podem provocar quedas de árvores, estragos em plantações e cortes de energia elétrica. Também há possibilidades de queda de granizo.
As regiões atingidas pelo alerta
- Sudeste de Mato Grosso;
- Região central de Goiás;
- Região central de Minas Gerais;
- Norte do Rio de Janeiro; e
- Sul do Espírito Santo.
As principais áreas atingidas são a Grande Belo Horizonte, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Grande Goiânia, Triângulo Mineiro e Grande Cuiabá.
O alerta teve início por volta das 12h desta sexta-feira e deve permanecer ativo até as 10h deste sábado. Apesar dos riscos à população, o aviso traz alívio para os moradores por causa das chuvas. As regiões atingidas estão há mais de cem dias sem precipitações.
O Inmet divulgou instruções para os moradores das áreas atingidas pelo alerta de cor laranja. O órgão recomenda aos moradores que não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas.
“Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, informou o Inmet. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações na Defesa Civil, pelo telefone 199, e no Corpo de Bombeiros, no 193.”