Estael Sias, meteorologista da MetSul, faz um alerta para o alto risco de temporais na Região Sul do Brasil entre hoje e amanhã. De acordo com a meteorologista, espera-se também a formação posterior de um ciclone extratropical intenso cuja atuação se dará junto à costa do Rio Grande do Sul.
Ainda segundo Estael, há risco de temporais isolados em diversas áreas da região. Ela salienta que os temporais têm potencial para ser fortes e severos, o que inclui queda de granizo e vendavais entre hoje e amanhã na Região Sul do país. Porém, o maior risco é dos vendavais que podem causar danos em áreas isoladas.
A partir da noite desta quinta-feira, 2, uma linha de instabilidade pré-frontal pode começar a se formar na Região Sul. A partir de sexta-feira, o fenômeno deve se espalhar por toda a região, trazendo células de tempestades com potencial para gerar vendavais isolados, ainda segundo o prognóstico da MetSul.
Os meteorologistas não descartam a possibilidade da formação de tornados na região.
Temporais nos três estados da Região Sul
Ainda segundo a avaliação da equipe de meteorologistas da MetSul, o maior risco de tempo severo com a formação do ciclone é para a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Porém, espera-se tempestades para as regiões noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nessas regiões, a interação com o ar mais quente deve favorecer a formação de nuvens mais carregadas.
Os temporais podem trazer chuva intensa em áreas isoladas com acumulados muito altos de precipitação. Os volumes de chuva podem vir em um curto período de tempo, o que deve gerar alagamentos e inundações repentinas. Algumas cidades podem registrar volumes maiores de 100 mm em um intervalo de apenas 24 horas.
As tempestades atingem também o Paraguai
À medida que o centro de baixa pressão começa a se aprofundar sobre o continente, nas últimas horas, houve registro de fortes tempestades na região de fronteira com o Paraguai. A mídia local relatou um possível tornado na região de Villarrica, departamento paraguaio de Guairá.
No vídeo abaixo, a meteorologista Estael Sias explica a dinâmica das tempestades que devem atingir a Região Sul do Brasil nas próximas horas, com possibilidade de ventos severos e um novo ciclone extratropical.