-Publicidade-

‘O Brasil tem muito a ensinar ao resto do mundo na área ambiental’

Marcos Fava Neves enumera cinco principais tópicos em que os brasileiros são imbatíveis, como uso de energia renovável e biocombustíveis
Foto: CANVA
Foto: CANVA | coronavírus - agronegócio - jr guzzo

Marcos Fava Neves, enumera cinco tópicos em que o país é imbatível, entre eles o uso de energia renovável e biocombustíveis

coronavírus - agronegócio - jr guzzo
Foto: CANVA

“O Brasil tem uma visão limitada do que é sustentabilidade”, resumiu Marcos Fava Neves, professor da USP em Ribeirão Preto e da FGV, especialista em planejamento estratégico do agronegócio, em entrevista ao programa Ação Sustentável, do canal AgroMais. “Sustentabilidade é uma junção de três ‘pês’: pessoa, planeta e profit, em inglês, que significa lucro. Portanto, uma atividade sustentável quer dizer você também performar bem na economia, produzindo de maneira adequada, tendo lucro, gerando empregos e pagamento de impostos”.

Para Neves, apesar de o Brasil ainda deixar a desejar no quesito desmatamento ilegal, o país tem muito a ensinar ao resto do mundo na área ambiental. Ele enumera cinco principais tópicos em que os brasileiros são imbatíveis:

1- Uso de energia renovável. Atualmente, quase metade da energia usada no Brasil vem de fontes renováveis. Na Europa, isso fica entre 10% e 15%.

2- Uso de biocombustíveis, como o biodísel e o etanol.

3- Emissão per capta, que é a quantidade de emissão total do país, dividida pelo número de habitantes. “Não vamos ver em vida os países que nos criticam chegarem ao nível do Brasil”, afirmou Neves.

4- Cobertura vegetal original. O Brasil tem 66% do seu território preservado.

5- Inovações e tecnologias que permitem sequestro de carbono. Alguns exemplos são a integração lavoura-pecuária-floresta e o uso de bioinsumos, biofertilizantes e biodefensivos. “Temos um conjunto de cientistas nessa área que estão provavelmente liderando o mundo”, observou.

Leia também: O produtor rural é quem mais preserva o meio ambiente

“Vamos discutir o desmatamento ilegal, mas vamos discutir também outros indicadores ambientais”, propõe Neves. “Não podemos aceitar apenas sermos criticados e os outros países não apresentarem nenhuma meta com relação aos demais indicadores”.

Neves enfatiza que o Brasil é uma potência na área ambiental e não merece ter a sua imagem prejudicada, tanto por por brasileiros quanto internacionalmente. “Tenham muito orgulho da área ambiental do Brasil”, conclui.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

  1. Quando a mídia vai entender q esta narrativa d q destruimos o meio ambiente não cola mais no Brasil. Não adianta pagar artistas p usar como porta voz d algo q não é verdade. O povo brasileiro não cai mais nisso.

  2. A mídia militante é co-responsável pela criação e manutenção da narrativa contra o agronegócio. Insisto: quando esses terroristas de redação vão ser responsabilizados?

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês