A construção de um túnel que ligará as estações Consolação e Paulista deve interditar o trecho entre as ruas Bela Cintra e Consolação, na Avenida Paulista, em São Paulo.
De acordo com o metrô, a interdição teve início às 22 horas da quinta-feira 27. Nessa primeira fase, haverá a instalação do canteiro de obras. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é a responsável pelos bloqueios.
+ Leia as principais notícias sobre São Paulo no site da Revista Oeste
O Metrô informou que pretende remanejar a infraestrutura de utilidade pública local, como ciclovias e pontos de táxis, para liberar o espaço onde será montado o canteiro de obras.
A CET bloqueará o retorno de veículos na Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação. “Os espaços para a passagem de pedestres e ciclistas serão preservados”, comunicou o metrô, em nota. “A interdição vai durar 36 meses, período necessário para a montagem do canteiro e execução das obras.”
O que diz a CET sobre a obra do Metrô
A CET informou que vai monitorar a interdição e orientar o trânsito no local, para tentar manter as condições de fluidez e preservar a segurança. Segundo a companhia de trânsito, os veículos poderão circular no entorno.
A construção do túnel entre as estações Consolação e Paulista ocorrerá pelo método austríaco Natm, em que primeiro se realiza a escavação e, depois, se avança para a profundidade desejada. Posteriormente, há a escavação horizontal até o ponto de destino.
Serão aproximadamente 90 metros de extensão, com profundidade que varia entre 20 metros e 25 metros. O túnel terá uma leve inclinação, mais 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura.
A intenção, conforme o Metrô, é facilitar o fluxo de pessoas que seguem da Consolação para a Paulista. “Isso vai liberar a atual ligação, para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.”
Seria mais fácil entender nas primeiras linhas se em vez “construção de um túnel”, fosse colocado: “duplicação do tunel” que liga a paulista com a consolação.