Uma onda de calor atinge o oeste do Rio Grande do Sul e o extremo oeste de Santa Catarina desde as 12h desta quarta-feira, 7. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem seguir elevadas até a tarde da próxima sexta-feira, 9.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O instituto emitiu um alerta na cor amarela para o “perigo potencial” causado pela onda de calor. As regiões atingidas devem registrar temperaturas em torno de 5ºC acima da média no período. Há leve risco à saúde dos moradores.
As principais cidades atingidas pela onda de calor são Santa Maria, Bagé, Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel do Oeste e Sobradinho. Ao todo, 229 municípios serão atingidos.
Inmet emite alertas
O Inmet também emitiu outros três alertas que atingem a maioria dos Estados brasileiros. Um aviso de cor laranja por chuvas intensas indica “perigo” e alcança o Distrito Federal e oito Estados: Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas.
As regiões atingidas devem registrar chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. “Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, informou o instituto.
+ Leia mais notícias da previsão do tempo em Oeste
Já o outro alerta é de cor amarela por causa de chuvas intensas e atinge 17 Estados. As regiões devem registrar precipitação de até 50 mm/dia e ventos de 60 km/h. De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia e queda de árvores.
Confira os Estados atingidos por chuvas intensas:
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- Bahia;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Rondônia;
- Acre;
- Manaus;
- Roraima;
- Amapá;
- Pará;
- Tocantins;
- Maranhão; e
- Piauí.
Há um último alerta amarelo por tempestade que atinge os Estados da Região Sul. Os moradores devem ficar atentos para chuvas de até 60 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Santa Catarina e Paraná devem registrar precipitação em todo o Estado. Já no Rio Grande do Sul, o aviso atinge apenas a região norte.
Leia também: “Quarta-feira tem chuva em 24 capitais; confira a previsão”
MANAUS AGORA VIROU ESTADO.