O Estado de São Paulo enfrentará mais uma onda de calor nesta semana. Apesar de ainda ser inverno, os termômetros devem passar dos 40º C na quarta-feira 23, batendo o recorde de temperatura para o mês de agosto. Os dias também serão marcados pelo ar seco e pela baixa umidade.
No litoral de São Paulo, o calor será estilo verão. Cidades da Baixada Santista têm previsão de máxima de 41ºC, como é o caso de Santos. Em Caraguatatuba, no litoral norte, as máximas podem chegar aos 42ºC.
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para as regiões oeste e noroeste paulista, principalmente nas cidades de Jales e Araçatuba, onde os termômetros também podem atingir os 40ºC no período da tarde.
Leia mais: “Ondas de calor no fundo do oceano impressionam cientistas“
Nessas regiões, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%, o que redobra a atenção para os cuidados com a hidratação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.
A capital de São Paulo registra, na terça-feira 22, alta temperatura — se comparado com a semana anterior. A máxima deve chegar aos 31ºC. Na quarta-feira, 33ºC.
O calor fora de época apresenta temperatura acima da média máxima do mês, de 24,2ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulistana. A maior média máxima registrada na cidade para o mês foi em 30 de agosto de 2005, com 34ºC.
Sudeste e Centro-Oeste atingidos pela onda de calor
Todos os Estados das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão altas temperaturas. O Triângulo Mineiro e o norte de Minas Gerais podem registrar baixos índices de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, o Inmet.
No fim da semana, entretanto, a previsão é de grande queda na temperatura, com a chegada de uma frente fria. Na sexta-feira 25, é esperado céu nublado e pancadas de chuva, com máxima de 20ºC na capital paulista. No litoral de São Paulo, contudo, os termômetros continuarão marcando 30ºC.