O Rio Grande do Sul enfrenta desde a terça-feira 21 um evento de instabilidade que se intensificará nesta quarta-feira, 22, e se agravará ainda mais entre a quinta-feira 23 e a sexta-feira 24. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o fenômeno ocorre por causa da chegada de uma frente fria, acompanhada por uma massa de ar polar.
As condições climáticas esperadas incluem tempestades severas, com acumulados de chuva que podem exceder 100 mm em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até a sexta-feira. Além disso, as áreas devem ser atingidas por rajadas de vento, que podem ultrapassar 80 km/h, e a possibilidade de ocorrência de granizo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Um ciclone extratropical, que estará próximo à costa do Rio Grande do Sul nos dias 23 e 24, contribuirá para o aumento das tempestades. O Inmet prevê que “as temperaturas mínimas no fim de semana podem alcançar valores próximos ou inferiores a zero nas áreas elevadas das Serras do Sul e na Campanha Gaúcha”.
Onda de frio derruba temperaturas da capital gaúcha
Em Porto Alegre, as temperaturas mínimas serão inferiores a 10°C a partir de sexta-feira, com previsões de geada tanto no Rio Grande do Sul quanto no sul de Santa Catarina. As temperaturas se manterão altas antes da chegada da frente fria, mas sofrerão uma queda acentuada entre a quinta-feira e a sexta-feira.
“A partir da sexta-feira, o ar polar e a circulação de umidade oceânica ainda deixam muitas nuvens, especialmente sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, informou o Inmet. “A sensação de frio será intensa por causa do vento de oeste a sul, que soprará com rajadas acima dos 40 km/h.”
Leia também:
A frente fria também deve derrubar as temperaturas em Estados do Sudeste, do Centro-Oeste e no Paraná. “Na sexta-feira, o sistema frontal chega inclusive ao Sudeste do país, quebrando o bloqueio atmosférico e a longa sequência de dias quentes observada”, alertou o Inmet.