A Polícia Militar (PM) de São Paulo atualizou os números da Operação Escudo. A ação foi deflagrada na Baixada Santista na última semana, em decorrência do assassinato do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a PM prendeu mais 18 pessoas na quinta-feira 3, sétimo dia de atividade da Escudo. A operação ocorre no Guarujá, onde Reis foi assassinado durante serviço de patrulhamento, e em outros municípios da Baixada Santista.
Conforme a SSP-SP, dos 18 presos na quinta, sete eram considerados foragidos da Justiça brasileira. Com as novas prisões, subiu para 128 o número de suspeitos detidos em decorrência da Escudo — sendo 102 presos a partir de ações da PM e outros 26 foram abordados pela Polícia Civil paulista.
Leia mais:
Ao decorrer da quinta-feira, a Operação Escudo também apreendeu mais 37 quilos de entorpecentes, incluindo “20 quilos de pasta-base de cocaína, que estava enterrada em uma ocupação irregular no Guarujá”. Com isso, o total de droga apreendida pelas autoridades desde o início da ação chegou a quase meia tonelada, 476 quilos.
Além disso, a Operação Escudo foi responsável por, em sete dias, vistoriar 2.566 automóveis e 1.421 motocicletas. Do total, 175 carros e 138 motos foram recolhidos pelas autoridades.
Secretário avisa: operação da PM na Baixada Santista não tem prazo para acabar
Na noite de quinta-feira, o titular da SSP-SP, Guilherme Derrite, afirmou, em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, que a operação da PM contra o crime organizado na Baixada Santista “não tem prazo para acabar”.
Leia também: “Polícia prende funkeiro que debochou de morte de soldado da Rota”
Durante a entrevista, Derrite ressaltou que confrontos com policiais só ocorrem quando os suspeitos não se entregam. “O confronto é sempre uma opção do criminoso”, disse o secretário de Segurança Pública.
“Criminosos estavam acostumados a atirar em policiais e a não enfrentar consequências”, afirmou Derrite ao Oeste Sem Filtro. “Agora, a história mudou.”
Leia também: “Em defesa dos criminosos”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 176 da Revista Oeste
BRAVO Derrite e Tarcísio pela competência.
Agora tenho a certesa que boa parte dos togados estão pedindo carros blindados em SP com medo dos traficantes…
Perdemos 20 anos com o PSDB. Quilos de droga dá milhares de trouxinhas e pininhos. Não é só a cracolândia que consome. O problema é esses bacanas de casa de veraneio que agora colocam casa à venda, são estes que consomem cocaina
Parabéns à PM e à policia paulista, parabéns ao governador Tarcísio, ao secretário Derrite e a todos aqueles que colaboram para combater os criminosos, organizados ou não. Trabalhar contra a política federal e da chamada “grande mídia” de apoio aos criminosos exige coragem, o que parece não estar faltando por aqui. Continuem nessa luta, que Deus os proteja e ajude. A sociedade está com vocês.
Osmar, faço as suas palavras as mesmas que as suas.
Esses policiais tem que ser muito aplaudidos e valorizados.
A pergunta é : destes, quantos a justiça canhota já soltou nas audiências de custódia ???
Obrigada por renovar a minha esperança no Brasil, fortalecer as minhas crenças. Parabéns pela determinação na busca pela justiça e equilíbrio social. Que Deus ilumine o gov. Tarcísio, secr. Derrite e todos que trabalham para segurança e bem estar da população de São Paulo.
Meu Rio de Janeiro tão sucateado, ainda está a mercê do crime, e pior ainda homenageará criminoso em nossa festa popular 🤦🏻♀️😢
A entrevista foi muito boa. Até o momento, estou satisfeita com o trabalho da secretaria de segurança pública. Espero que o governo de SP continue a investir nas polícias do Estado, inclusive em relação aos salários.
Parabéns Governador Tarcísio e Secretário Derrite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vai lá comunista bigodudo do esseteefe, dá uma de macho e cancela essa operação. Enfrenta o povo de São Paulo q é totalmente a favor da polícia militar. Os caras dão a cara para a bala todos os dias e morrem por nós. Portanto merecem toda nossa consideração. Eles são os verdadeiros patriotas e diferentes de outros, verdes por fora e vermelhos por dentro, q entregaram a população de bem lá em Brasília para a polícia federal do careca e q se preocupam somente com suas aposentadorias e as pensões de suas filhas q nunca casam. Q a polícia militar do estado de sp continue assim.