Em todo o país, mais de 1,5 milhão de pessoas não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose do imunizante contra a covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. O Estado de São Paulo tem o pior número, com mais de 343 mil pessoas. Em segundo lugar, vem a Bahia, com 148 mil atrasados, e, na sequência, o Rio de Janeiro, com 143 mil.
As pessoas que não tomarem a segunda dose das vacinas não estão devidamente protegidas. Elas também correm o risco de ficar com falsa sensação de segurança e levar a vida normalmente, sem tomar os cuidados básicos contra a covid-19, achando que estão imunes ao vírus. “Os dados que temos mostram que a pessoa fica resguardada com duas doses. Se ela toma só uma, não completou o esquema e não está vacinada adequadamente”, explica a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Para quem está com a vacina atrasada, a recomendação do Ministério da Saúde é a de ir ao posto de vacinação o mais rapidamente possível para completar a proteção contra o novo coronavírus. Dependendo do tempo de atraso, talvez seja necessário voltar a tomar a primeira dose. “Se o prazo para receber a segunda dose passou demais, pode ser necessário recomeçar o regime vacinal, pois todos os dados de eficácia que temos são baseados num protocolo. Se fugirmos disso, não temos como garantir a imunização”, afirma a imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Intervalo entre doses
O tempo entre as doses varia de acordo com o imunizante. Para a vacina CoronaVac (fabricada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan) é de 14 a 28 dias. Já o intervalo para a AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford junto com a Fundação Oswaldo Cruz, é de três meses.
Com informações do portal G1
Entendo que NÃO PRECISAMOS de VACINAS para uma doença que tem cura e também prevenção.
Dito isso, notem que quase absolutamente não se fala ou cita ações que estão fazendo no Texas, ou mesmo na Austrália, bem como e principalmente Taiwan, seria por que lá eles estão fazendo tudo diferente do resto do mundo e mesmo assim , conseguem resultados espetaculares?
Enfim, VACINAS são na verdade uma imensa CORTINA DE FUMAÇA para esconder exatamente que elas não são eficazes e inclusive, até certa medida, desnecessárias.
Sem falar da possibilidade de vacinação semestral ou anual… um looping.
No chile a vachina não teve resultado e aqui já estao querendo inventar uma terceira dose kkkkkk mais $$$$$$