O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira, 20, um alerta de tempestades e chuvas intensas para várias regiões do Brasil neste primeiro dia do solstício de outono. O verão terminou oficialmente à 0h06, mas as características da estação mais quente do ano permanecem.
As instabilidades ganharão força ao longo do dia e da noite por conta do calor e da alta umidade.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Confira a previsão para todo país nesta quarta-feira
O Norte e o Nordeste terão temporais e chuvas intensas ao longo do dia, principalmente no Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. De acordo com os meteorologistas, o grande volume de água previsto para essas áreas se deve à proximidade da zona de convergência intertropical.
As pancadas de chuva podem ocasionar rajadas de vento e raios, alerta o Inmet.
No Centro-Oeste também são esperadas chuvas intensas, com volumes de água variando de 50 a 100 mm e ventos entre 60 e 100 km/h.
Leia também: “Chuvas intensas, rajadas de vento e trovoadas; confira a previsão do tempo para as próximas semanas”
As pancadas de chuva típicas da passagem do verão para o outono também marcaram a quarta-feira nas Regiões Sudeste e Sul do país.
No Rio Grande do Sul, a passagem de uma frente fria deve levar chuvas potencialmente fortes, com indicação de temporais. Pode ocorrer queda de granizo no período da tarde e da noite.
O que evitar durante os temporais
Os meteorologistas alertam para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante os temporais em todas as regiões.
Diante de rajadas de vento, é importante evitar abrigar-se debaixo de árvores, assim como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda.
As autoridades em segurança também orientam a evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Telefones de emergência
Em caso de emergência, a orientação é ligar para Defesa Civil (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temperaturas continuam elevadas
As temperaturas permanecem elevadas em todos os Estados. Em Roraima e no interior do Nordeste, os termômetros chegam a marcar 39°C. No Sudeste, as máximas ficam em torno de 37ºC.