Depois do lançamento do livro Somos Todos Carolina, as pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, em Franco da Rocha (SP), produziram o segundo livro de poesia. A obra, intitulada Mostra a Sua Cara, será lançada na próxima segunda-feira, 2.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A produção das obras faz parte do projeto denominado “Libertarte”. Segundo Luiz Henrique Negrão, diretor do hospital, a iniciativa visa a ajudar no tratamento das pacientes. Além disso, a ideia é “oferecer assistência terapêutica integral à pessoa portadora de transtornos mentais”. As pacientes escrevem sobre seus históricos de vida e suas experiências pessoais.
Outros projetos
Além do livro, a ação engloba a edição de três revistas intituladas Poesia Sem Medo, que também é composta de poemas escritos por essas mulheres.
“A iniciativa não só promove a expressão artística, mas busca o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento pessoal das mulheres envolvidas”, afirma Luiz Henrique.
Hospital de custódia pretende trabalhar a “autoestima e a autoconfiança das mulheres”
Ele também afirma que o projeto “trabalha a autoestima e a autoconfiança dessas mulheres, por meio de exercícios de leitura, orientações de postura, dicção, oratória e técnicas teatrais de voz e domínio de palco”. A ação conta com a participação de 20 mulheres que cumprem medidas de segurança.