O padre Jardel Moreira dos Reis foi afastado das atividades sacerdotais da Paróquia Santíssima Trindade, em Teresina (PI), na terça-feira 20. O motivo, segundo a arquidiocese da região, seriam as denúncias de comportamento inadequado que envolvem o pároco.
Em nota assinada pelo arcebispo da capital, Dom Juarez Marques, a arquidiocese informa que recebeu, em 2 de agosto, denúncias a respeito do padre. Surpreendida com as acusações, a instituição religiosa diz que tomará todas as providências.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a arquidiocese, o padre permanecerá afastado de todas as suas atividades sacerdotais por tempo indeterminado. A acusação segue para jurisdição eclesiástica da Igreja Católica, no Vaticano, que emitirá parecer sobre o caso.
Entre as funções suspensas estão a celebração de missas e a administração de sacramentos.
Padre é afastado das funções pela segunda vez
Essa não é a primeira vez que o sacerdote se afasta de suas funções clericais. Em setembro de 2020, quando era responsável por outra paróquia, acabou impedido de continuar as atividades, em razão de denúncia feita à arquidiocese.
À época, a Arquidiocese de Teresina também não revelou os motivos do afastamento. Depois da jurisdição eclesiástica da Igreja Católica, em Roma, o vigário reintegrou-se ao clero da capital.
Assim que soube da suspensão, padre Moreira se manifestou nas redes sociais. “O julgamento sob ignorância é uma hipocrisia que se alimenta”, disse.
Leia também: O que o ex-coroinha de Júlio Lancelotti tem a dizer aos vereadores de São Paulo