A partir desta sexta-feira, 20, o Brasil enfrenta um período de chuvas intensas, o que se estende até próximo domingo, 29. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tempestades devem impactar significativamente as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além de parte do Norte e Nordeste, especialmente à tarde e à noite.
Tais eventos podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de danos a plantações, quedas de árvores, enchentes e alagamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Três grandes sistemas meteorológicos estão em atividade no país, contribuindo para essa instabilidade.
O primeiro é uma área de baixa pressão na região Sul, intensificando as chuvas. O segundo é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que influencia o clima no litoral norte e no Amapá. Já o terceiro é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que afeta partes do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, conforme informações da Marinha Brasileira.
Chuvas fortes ocorrem pela baixa pressão
A baixa pressão atmosférica no Sul deve se intensificar na sexta-feira 27, transformando-se em ciclone que se moverá para o Oceano Atlântico. Com disso, uma frente fria associada deve avançar pelo Brasil, reforçando as condições instáveis na região central, promovidas pela ZCAS. A mudança deve resultar em chuvas significativas nos próximos dias.
Amanhã, durante a madrugada e boa parte da manhã, são esperadas chuvas volumosas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. À medida que o ciclone se desloca, o tempo nessas áreas tende a se estabilizar até o fim do dia. No Paraná, as chuvas podem persistir durante todo o dia, aumentando os riscos para a população local.
Clima no fim de semana
Enquanto isso, pancadas de chuva devem ocorrer em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No Nordeste, as chuvas atingem principalmente o sul e oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e Piauí. No sábado 21, a expectativa é que as chuvas na Região Sul diminuam, com registro de tempo firme em muitos municípios.
+ Fortes chuvas de até 150 mm devem atingir o Brasil
O Inmet emitiu alerta para chuvas de até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Esses fenômenos podem causar cortes no fornecimento de energia elétrica e danos materiais.
Previsão para domingo, 22
No domingo 22, uma nova frente fria deve avançar, trazendo pancadas de chuva para a Região Sul. O restante do país continua com a possibilidade de chuvas, principalmente no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte do Norte e do Nordeste. Os maiores acumulados são esperados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir 100 mm até o final do domingo.
Contudo, municípios mais ao norte da Região Norte do Brasil, como Belém, Macapá e Boa Vista, devem ter tempo predominantemente firme ou chuvas fracas. No interior do Nordeste, o clima permanece estável nos próximos dias.
Leia também: “Verão à vista: confira a previsão do tempo para a estação no Brasil”