A previsão do tempo para as próximas duas semanas promete grandes acumulados de chuva em diversas regiões do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e valem até 15 de maio.
Saiba mais: “Alerta vermelho: Rio Grande do Sul e Santa Catarina começam maio com acumulado de chuva”
No norte do país, o clima será de chuvas intensas, com acumulado de 70 milímetros por dia, em razão da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já na Região Sul, há previsão de grandes volumes de chuva, em virtude de um sistema frontal que atua na região. Um sistema frontal clássico é geralmente composto de uma frente fria, uma frente quente e um centro de baixa pressão na superfície.
Previsão do tempo por região: chuva e tempo seco
Na Região Norte, são esperadas pancadas de chuva com valores significativos em áreas do Amazonas, do Pará, de Roraima e do Amapá, junto de raios e rajadas de vento.
Na Região Nordeste, a ZCIT pode provocar chuvas na faixa norte, com acumulados que podem superar 40 mm/dia, sobretudo no litoral da Bahia.
Leia mais: “Eduardo Leite pede ajuda imediata a Lula para resgatar ‘centenas de pessoas’ de temporais”
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo será quente e seco, com possibilidade de precipitações rápidas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sul, a semana inicia com tempestades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com previsão de aumento do temporal em decorrência de um sistema frontal.
Clima da próxima semana
Já na segunda semana, entre os dias 7 e 15 de maio, a previsão indica volumes de chuva expressivos em diferentes regiões do país.
No Norte, são esperados acumulados maiores que 70 mm/dia na maioria das áreas. No Nordeste, chuvas intensas podem superar os 60 mm/dia em alguns Estados.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo deve permanecer seco e quente, com exceção do Espírito Santo, que pode ter chuvas rápidas. Já no Sul, são esperadas pancadas de chuva que podem ultrapassar 80 mm/dia em algumas áreas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste