Para chanceler, a pandemia mostrou espírito diplomático do Brasil
Ministro falou sobre os principais tópicos das relações internacionais e episódios mais recentes do cenário mundial
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a pandemia de coronavírus revelou o verdadeiro espírito da tradição diplomática do Brasil. As declarações foram dadas durante entrevista à TV Brasil.
Além disso, o chanceler falou sobre os principais tópicos das relações internacionais e episódios mais recentes do cenário mundial. De acordo com o ministro, com a pandemia de covid-19 e a reação de fechamento das fronteiras de alguns países, vários brasileiros se encontraram “ilhados” e com dificuldade de retorno ao país.
“Ajudamos, de diferentes maneiras, o retorno de 38 mil pessoas. Conseguimos traduzir concretamente o conceito de ‘ninguém fica para trás’ que foi adotado nesta gestão”, disse Araújo.
Leia também a entrevista exclusiva do ministro Ernesto Araújo publicada pela Revista Oeste
O esforço do governo federal, coordenado pelo Itamaraty, foi feito para que essas pessoas pudessem escolher voltar ao país em segurança. Para o chanceler, a operação de repatriação dos brasileiros no exterior no início da pandemia, foi “a maior operação desse tipo já feita na nossa história”.
Com informações da Agência Brasil
Envie um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.