A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira, 1°, cinco pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Trata-se da Operação Pneu de Ferro, que conta com a participação dos Estados Unidos, com a finalidade de investigar o tráfico internacional de armas. Ao todo, a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro expediu cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão.
Um dos mandados foi cumprido na Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio. Também houve um mandado cumprido em São Paulo, no bairro Vila Regente Feijó. No endereço da capital paulista, os agentes apreenderam um Porsche Panamera 4S, que custa R$ 720 mil. A PF contou com o apoio da Receita Federal e da Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA.
Origem da operação
As investigações começaram em 2019, com apreensões de carregadores de fuzis e acessórios de arma de fogo realizadas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Os pentes estavam escondidos em um pneu. Os policiais identificaram o envio do material apreendido, via postal, a partir das cidades de Kissimme, Orlando e Tucson, nos Estados Unidos, tendo como destino facções criminosas de atuação nacional.