Levantamento do Google choca ao destacar que até mesmo o consumo de alimentos das famílias foi afetado
As medidas de confinamento social exigidas por alguns Estados e municípios brasileiros devido à pandemia de covid-19 no país fizeram com que 70% dos brasileiros tivessem sua renda impactada. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Google na última semana de março.
Ainda mais assustador, 30% das pessoas que participaram do levantamento afirmaram que tiveram de diminuir o consumo de comida por causa da perda de renda.
No total, 1,5 mil internautas responderam às perguntas. Destes, 45% disseram que diminuíram as compras de supérfluos, como os ovos de Páscoa, que neste ano tiveram acentuada queda nas vendas. A compra de um novo celular também deixou de ser um plano para 26% dos entrevistados, enquanto 31% desistiram de trocar ou comprar um automóvel.
Além de sofrerem diminuição de renda, 39% dos entrevistados disseram estar dividindo o que ganham com outras pessoas. Esse número salta para 45% nas classes D e E da população.
O que entristece é saber que as pessoas que tomaram as medidas de isolamento horizontal e as pessoas que avalizaram, continuarão com suas remunerações mensais preservadas e sendo pagas por quem perdeu parte ou quase a totalidade da sua receita.