A Região Sul volta a lidar com temporal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja de tempestade para o decorrer desta quinta-feira, 11, para áreas espalhadas pelos três Estados sulistas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme a previsão do tempo, o aviso climático terá início às 10h01 desta quinta. E deve durar, de acordo com o Inmet, até as 23h59 desta quinta-feira. Na classificação do Inmet, um alerta laranja representa “perigo” como grau de severidade.
O aviso da vez abrange as totalidades das áreas do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o alerta vai afetar o norte do Estado.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja de tempestade sobre a Região Sul vai registrar acumulados de até 100 mm. Além disso, há previsão de ventos intensos, com rajadas podendo chegar a 100 km/h. Queda de granizo é o outro fator de risco em termos climáticos.
Leia mais:
Dessa forma, problemas tendem a ocorrer nos Estados sulistas por causa da condição climática. Situação que, a saber, prejudica a infraestrutura local e até mesmo os trabalhos mais ligados diretamente ao agronegócio.
“Risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “[Possibilidade] de estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Instruções para quem estiver na Região Sul
Com a emissão de mais um alerta laranja de tempestade, a equipe do Inmet lista três instruções a quem estiver na Região Sul nesta quinta-feira:
- não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste