Um prédio desabou no município de Paulista, em Pernambuco, nesta sexta-feira, 7. De acordo com a Defesa Civil, ainda não há confirmação do número exato de vítimas, mas há estimativa de 14 pessoas desaparecidas, entre crianças e adultos.
O desabamento ocorreu na Rua Doutor Luiz Inácio de Andrade Lima, no Conjunto Beira-Mar, bairro do Janga. Paulista está localizada na região metropolitana do Recife, a aproximadamente 20 quilômetros da capital pernambucana.
O prédio desabou por volta das 6h30. Além dos Bombeiros, a Polícia Militar também atua no resgate às vítimas soterradas nos escombros do prédio. Duas mulheres já foram resgatadas com vida, apenas com fraturas, segundo a corporação. As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico em um hospital público.
Leia também: Como é o ciclone extratropical que vai atingir o Brasil
Desativação dos imóveis
De acordo com relatos da população, o prédio estava em processo de desativação por causa do alto risco de desabamento. No entanto, algumas pessoas insistiram em permanecer no local, que havia sido invadido.
Técnicos da Defesa Civil do Paulista estiveram na quinta-feira no local e realizaram uma vistoria. Foi constatado que não havia condições de pessoas morarem no prédio por causa do risco de desabamento da estrutura.
No entanto, o edifício não foi interditado e continuou sendo ocupado. Até o momento, a prefeitura do Paulista ainda não se pronunciou oficialmente sobre a tragédia.
Chuvas afetam regiões pernambucanas
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu ontem um aviso meteorológico laranja — de estado de atenção para chuvas de moderadas a fortes.
O comunicado informa que as chuvas podem se estender ao longo desta sexta, na região metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul. Há possibilidade de as chuvas terem contribuído para a queda do prédio.
Leia também: Alerta: previsão de chuvas, tempestades, frente fria e ciclone