Segundo levantamento realizado pelo movimento Unidos pela Vacina em parceria com o Instituto Locomotiva, todos os municípios brasileiros entrevistados têm pelo menos uma geladeira com medição e alarme de temperatura em funcionamento — equipamento fundamental para armazenar os imunizantes contra a covid-19.
Leia também: “Covid-19: Brasil ultrapassa a Inglaterra em aplicações da segunda dose de vacinas”
Apesar de todas as cidades consultadas abrigarem pelo menos um refrigerador, nem todos estão em boas condições de uso. De acordo com os dados coletados, 78% das cidades que responderam à pesquisa estão com a maior parte das geladeiras destinadas à vacinação bem cuidada, com medição de temperatura e alarme — sendo que na maioria dos municípios (60%) todos os refrigeradores atendem a essas três condições. Entretanto, o número de equipamentos completos não passa da metade em 22% das localidades. A pesquisa foi respondida por 5.569 municípios. Apenas Porto Feliz, no interior do Estado de São Paulo, ficou de fora.
O movimento Unidos pela Vacina é vinculado ao Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza.
só faltou informar se é para todas as vacinas. No início tinha uma (Pfifer) que era exigido outro tipo de refrigeração mais baixa.