O ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de “importunação intencional” contra uma baleia da espécie jubarte em São Sebastião, município do litoral norte de São Paulo. Segundo a investigação da Polícia Federal (PF), Bolsonaro teria causado mal-estar ao animal em junho de 2023.
O Ministério Público Federal de São Paulo decidiu acompanhar as investigações da PF. O inquérito foi aberto com base em um vídeo que exibe as manobras de um homem no comando de um jet ski próximo à baleia. O cetáceo pode chegar a 15 metros de comprimento e pesar até 30 toneladas.
Bolsonaro no comando do jet ski em suposto caso de “importunação” de baleia
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, a procuradoria suspeita que o ex-presidente tenha sido o condutor do veículo aquático que ficou bastante próximo à baleia. A PF está buscando por possíveis crimes previstos em lei cometidos por Bolsonaro. A lei proíbe pesca ou “molestamento intencional” de baleias no litoral brasileiro.
A portaria de instauração das investigações foi publicada na edição de sexta-feira 17 do Diário Oficial do Ministério Público Federal. Quem assina o documento é a procuradora da República Marília Soares Ferreira. Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) investiga o caso.
‘Comportamento aéreo’
De acordo com as investigação da procuradoria, a baleia-jubarte apresentava “comportamento aéreo” — isso acontece quando o animal surge na superfície batendo na água com a nadadeira peitoral e a cauda.
Ainda segundo as investigações, o condutor da moto aquática estava a uma distância da baleia considerada inadequada, e gravava um vídeo a partir de seu celular.
“Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, diz trecho da investigação.
‘Molestamento intencional’
O ser humano não é predador natural da baleia, o cetáceo é alvo de tubarões gigantes e orcas. Entretanto, o “molestamento intencional” por parte do homem pode resultar em eventuais punições.
Ainda de acordo com a procuradoria, o procedimento administrativo se dá para o “acompanhamento de fatos, procedimentos e políticas públicas que, a princípio, não ensejam a autuação de inquérito civil”.
Os humoristas e os palhaços de circo deviam protestar, pois estão perdendo feio para esse pessoal da “justiça”, que resolveu se apropriar desses ofícios …
Agora eu ri.
O nome da coisa é Marília Soares Ferreira, deve ter entrado pela porta dos fundos do mpf, pois demonstra total incompetência profissional ao assinar esse tipo de ação, esqueceram de publicar sua foto com a reportagem, com uma melancia pendurada no pescoço.
A imbecilidade chegou ao seu extremo
A ESQUERDALHA NÃO ESQUECE DE BOLSONARO, AGORA O ACUSA DE BEBER LEITE E DE PERTURAR AS BALEIAS. ISSO CHAMA-SE FALTA DO QUE FAZER.
Balelas: tem tanta coisa para ser consertado se preocupar com balelas políticas! O TSF transforma sua posturas em fofocas de baixo nível.
A polícia federal não entendeu ainda que o objetivo do PT é desmoraliza-la perante a população ? Fizeram a mesma coisa com o Alckmin….este será o futuro da PF.
Deputados e Senadores de direita, isso é um aviso. Parem de importunar o Flávio Dino.
Fato gravíssimo! Por causa disto ele deveria ficar inelegível até 2060 e ficar na cadeia por 17 anos sem direito a fiança. E o 9 dedos deveria fazer um pronunciamento em rede nacional sobre o assunto.
Tem que encontrar a baleia para haver a controvérsia , tem que ouvir o outro lado…como nossa justiça é eficiente
Realmente dá pra entender porque o crime organizado e o tráfico de drogas, armas, etc é tão atuante no Brasil. Como uma Polícia Federal como essa tá explicado porque somos o paraíso da bandidagem.
PF está sendo desmoralizada pela corja petista. Agora precisa marcar depoimento frente a frente com oBolsonaro e a baleia. O Luladrão deveria dar uma entrevista em rede nacional p falar fdo caso. Governo q não tem o q apresentar de bom precisa focar no Mimi p enganar os otarios
Quem poderia abir inquérito de importunação de baleia. Acredito que só possa ser o Ministério da Justiça. Ainda há controvérsias!
receeber traficantes e dar emprego para terroristas pode.
A PF também já pode entrar na lista aquela da ditadura do judiciário?
Acho incrível PGR e PF não tendo nada para fazer.
Prender traficantes, nada.
Também, se prenderem o Supremos Talibã Federal solta e devolve o lucro dos crimes…
Era baleia mesmo? Não seria um certo ministro?
kkkkkkkkkkk
Se Bolsonaro fosse passear no Pantanal e acabasse devorado por uma onça, ia ser acusado de alimentar indevidamente um animal selvagem.
Estão de todas as formas procurando jeito de prendê-lo, o primeiro passo foi torná-lo inelegível e agora será prisão, só que no caso do Bolsonaro é prendê-lo e jogar a chave da cela longe. Pois como Benedito Gonçalves, corregedor do TSE falou ao ouvido do ministro Alexandre de Moraes: “Missão dada é missão cumprida”.
Membros do ministério público e agentes da polícia federal usando seus cargos e dinheiro público contra o PR Bolsonaro. Abuso de poder!!!
Kkk… Baleia não; Bolsonaro importuna mesmo é lula.
Esse MP não tem mais o que fazer?
Isto só pode ser uma piada!!!!!
Tanta coisa séria, importante para a PF se preocupar. E os traficantes, o crime organizado, os políticos envolvidos com tráfico, pedofilia, lavagem de dinheiro….
Este país não é sério. E se ficar constatado que não é o ex presidente, vão continuar tentando identificar o molestador de baleias? Claro que não, né….
Já pensou se pegarem Bolsonaro comprando um tubo de inseticida ?
Kkk…
Coitadas das baleias jubarte. Sofrem tanto com as plataformas de petróleo da Petrobrás e outras petroleiras em operação contínua. Sofrem tanto com os portos e seus inúmeros navios que entram e saem. Sofrem com seus predadores naturais. Agora as autoridades vão investigar o pensamento, a intenção…